Notícias
Ministério promove oficina com imigrantes e refugiados na Grande São Paulo
Foto: SNPG Divulgação
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), apoiou, no último domingo (8), a realização da "Oficina de Cidadania para Multiplicadores Comunitários Migrantes e Refugiados", em Guarulhos (SP).
Promovida pela Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG) do MMFDH em parceria com o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), a oficina proporcionou a imigrantes sessão informativa e de debate sobre seus direitos, com promoção da cidadania plena e do trabalho decente.
A parceria entre o MMFDH e o CDHIC tem viabilizado a implementação de projeto piloto nas cidades de São Paulo (SP) e Guarulhos (SP) voltado ao enfrentamento do tráfico de pessoas e do trabalho análogo à escravidão.
Com duração de um ano, o projeto oferece assistência especializada e ações de informação a imigrantes e refugiados, reduzindo as situações de vulnerabilidade ao tráfico de pessoas e ao trabalho análogo à escravidão a que estas populações estão sujeitas.
A assessora para assuntos sobre refugiados da SNPG, Claudia Giovannetti, lembrou que a ação contribui para o cumprimento de uma meta específica do III Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. “O projeto oferece atendimento jurídico e social de uma perspectiva preventiva e de assistência às vítimas”, ressaltou.
Plano Nacional
O MMFDH integra os órgãos responsáveis pelas ações do III Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas aprovado em 2018 pelo Decreto nº 9.440 e com duração de 2018 a 2022. O projeto piloto em São Paulo (SP) e Guarulhos (SP), pretende implementar modelo de atendimento que possa ser replicado em outras localidades do país.