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Brasileiros no exterior podem registrar denúncias sobre coronavírus
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) levou o Disque 100 aos brasileiros que estão no exterior. O canal de atendimento está pronto para receber denúncias relacionadas a violação de direitos humanos em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O serviço está disponível em mais de 50 países estrangeiros, como EUA, Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Argentina. Antes, o serviço era restrito ao Ligue 180, para atendimento de mulheres brasileiras em situação de violência doméstica.
Além de receber denúncias, o canal de atendimento também fornece informações sobre eventuais pedidos de ajuda. O Ministério, por exemplo, já conseguiu abrigos para brasileiros no exterior com o auxílio de igrejas.
A ministra Damares Alves ressaltou a importância de estender o Disque 100 aos brasileiros que moram fora do país. “Temos que nos preocupar com essas pessoas. Elas não estão no Brasil, mas são brasileiros e nós temos olhos para eles. Temos que cuidar deles como cuidamos de qualquer brasileiro que está aqui", enfatizou.
A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) atende também denúncias de violações praticadas por brasileiros ou contra brasileiros que se encontram no exterior. O serviço de atendimento da ONDH está disponível nos países descritos nesta cartilha , por meio de número telefônico específico, conforme o país em que esteja localizado.
Ligações
Para ligar, basta seguir os passos: número do país ( confira a cartilha ) + “1” para atendimento em português + “1” novamente para fazer a ligação diretamente + o número “(61) 3535-8333”.
Por exemplo, se o brasileiro estiver nos EUA, ele deve ligar primeiramente 1800 745 55 21. Em seguida, ele deve digitar 1 para escolher atendimento em português. Depois, apertar 1 novamente. Por último, ligar para o (61) 3535-8333.
Os canais funcionam de forma gratuita, 24h por dia, recebendo mais de 11 mil ligações diárias. Dessas, aproximadamente mil são denúncias de violações de direitos humanos.
Também será disponibilizado aplicativo e site específico com a finalidade de receber o registro de denúncias, solicitações e informações referentes a temas relacionados a Direitos Humanos e Família.
Temas relacionados ao atendimento na rede de saúde pública ou privada (denúncias, informações ou solicitações diversas), sugere-se que os cidadãos entrem em contato com a Ouvidoria do SUS, do Ministério da Saúde (MS), por meio do telefone 136. O serviço funciona 24h por dia, sete dias por semana.