Notícias
Nota de repúdio
A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) vem a público repudiar o episódio de racismo sofrido pela estudante Ndeye Fatou Ndiaye, praticado por estudantes do Colégio Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro.
O tema foi amplamente divulgado na Internet nesta quarta-feira (20) e, embora a administração da escola tenha se manifestado contrária, não ficou claro como se dará a responsabilização dos envolvidos.
Esses atos de discriminação reforçam estereótipos, promovem o ódio e corroboram com as divisões entre os diferentes, indo na contramão da necessária busca por igualdade étnico-racial em nosso país.
Ressalta-se que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) dispõe do Disque 100, canal de denúncia que funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar o número 100.
Nesta oportunidade, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) reafirma seu compromisso com a construção de um tempo de unidade entre brasileiros das mais diferentes matrizes étnicas, respeitando a pluralidade, nutrindo o sentimento de amor à pátria e o dever de zelar pela ordem, a moral e a decência de seus cidadãos para o bom desenvolvimento da nação.
Por último, prestamos nossa irrestrita solidariedade à estudante Ndeye Fatou Ndiaye e reiteramos o comprometimento inequívoco desta Secretaria no atendimento e na plena observância, respeito e promoção dos direitos humanos.