Notícias
Sinajuve alcança a marca de 20 adesões
Banco de imagens/Internet
Criado há menos de um mês, o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve) começa a crescer. Nesta semana, a ferramenta lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para a consolidação das políticas públicas voltadas aos jovens brasileiros chegou à marca de 20 adesões. Os novos cadastros incluem estados, municípios, conselhos e organizações da sociedade civil.
A mais nova Organização da Sociedade Civil (OSC) a se juntar ao Sistema é a JCI Brasil, voltada à educação suplementar. A associação trabalha para desenvolver a consciência cívica em jovens de 18 a 29 anos por meio de uma participação ativa em projetos que beneficiam suas comunidades. Atualmente, a JCI congrega mais de 200 mil pessoas em 110 países e territórios e as organizações locais estão espalhadas por mais de 6 mil comunidades.
Além da JCI Brasil, já fazem parte do Sinajuve a Agência de Transformação Social (IECAP), o Instituto Escolhi Esperar e a ONG Alvorecer Bahia, que formalizaram suas adesões ainda no mês de junho.
Estados
No estado de São Paulo, Campinas e Caieiras já formalizaram a participação no Sistema. Mato Grosso do Sul também já conta com dois municípios participantes: a capital Campo Grande e Terenos — município de cerca de 17,5 mil habitantes, que aderiu ao Sinajuve por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Juventude.
Até o momento, os municípios representantes da região sul são Novo Hamburgo (RS) e Florianópolis (SC), ambos pioneiros na adesão em seus estados. Na região nordeste, União dos Palmares, Boca da Mata e São Sebastião, todos localizados em Alagoas, tiveram a adesão aprovada e já se beneficiam dos serviços oferecidos pelo Sinajuve.
Na lista de estados, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Ceará estão com os cadastros efetivados.
Conselhos de Juventude
Entre os conselhos de juventude, o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) foi o pioneiro a integrar o Sinajuve. Sua participação alavancou as adesões dos conselhos municipais de Canindé (CE) e Boca da Mata (AL), além do conselho estadual do Paraná.
Saiba tudo sobre o Sinajuve aqui.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277