Notícias
Brasil destaca protagonismo jovem e políticas públicas integradas em evento internacional sobre o pós-Covid
Foto: Divulgação/OIJ.
O papel decisivo do jovem na superação da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi o principal assunto discutido por especialistas no seminário “Las juventudes y la sociedad del post Covid: un llamado a la acción”. A secretária nacional da juventude, Jayana Nicaretta da Silva, representou o Brasil no evento, organizado pelo Organismo Internacional da Juventude para Ibero América (OIJ).
Durante o painel, “Como fortalecer a intersetorialidade para criar políticas públicas integrais que empoderem as pessoas jovens na realidade atual?”, a secretária – integrante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) - destacou a participação social efetiva dos jovens e as ferramentas de integração política como principais agentes de transformação socioeconômica pós-pandemia.
Na oportunidade, ela também apresentou o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), instrumento recém-lançado pelo Governo Federal para facilitar a gestão de políticas públicas de juventude nacionais, estaduais e municipais.
“Nós desenvolvemos o Sistema Nacional de Juventude, que, de forma clara, exemplifica como podemos integrar as políticas nacionais a estados e municípios. Além de contar com as três esferas de governo, o sistema conta ainda com a participação da sociedade civil, por meio de organizações e conselhos de juventude, como uma maneira de efetivar o diálogo”, explicou.
O Sinajuve é considerado uma inovação do governo brasileiro em meio à juventude e oferece diversos serviços e benefícios aos entes cadastrados, como planejamento modelo para a implementação de políticas públicas, cursos de capacitação para gestores, modelo de minutas contratuais para facilitar a implementação de políticas públicas relacionadas à juventude, mapa de políticas públicas, relatórios de indicadores, consultas públicas e fórum de discussão.
Sobre a importância da participação ativa do jovem nas discussões políticas, a secretária pontuou a contribuição dos conselhos de juventude. “Não posso deixar de falar sobre a importância dos conselhos municipais e estaduais e do Conselho Nacional de Juventude, que nos ajudam a conhecer os anseios da juventude e a criar políticas que atendam de maneira efetiva as suas necessidades”, disse.
Ainda sobre o papel decisivo do jovem nos debates políticos, a gestora mencionou outro mecanismo que possibilita essa atuação de modo concreto. "Temos também a Conferência Nacional de Juventude, realizada a cada quatro anos, que garante o diálogo e a representatividade dos segmentos sociais. Ela é realizada em etapas, com início nos municípios, depois nos estados, até chegar à etapa nacional, em que são discutidas as propostas para a criação de políticas públicas de juventude", esclareceu.
OIJ
A OIJ é um organismo internacional que articula a cooperação e promove o diálogo no que diz respeito à juventude entre os países ibero-americanos. Além do Brasil, é composta por outras 20 nações: Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277