Notícias
TRABALHO E FAMÍLIA
Prêmio reconhece melhores práticas de empresas para incentivar o equilíbrio entre trabalho e família durante a pandemia de Covid-19
Ministra Damares Alves fala sobre a importância do equilíbrio trabalho-família, incluindo as famílias com pessoas com deficiência. (Foto: Divulgação /MMFDH).
O Programa de Equilíbrio Trabalho-Família é oficialmente lançado nesta segunda-feira (14), por meio de uma live promovida pela Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNF/MMFDH). A oficialização do Programa veio acompanhada do lançamento da 1ª edição do Prêmio Melhores Práticas em Equilíbrio Trabalho-Família, que vai reconhecer as melhores iniciativas de empresas para auxiliar na conciliação das responsabilidades profissionais e familiares de seus funcionários.
“O lançamento desse programa vem no exato momento em que a gente precisa ter ações e iniciativas de fortalecimento de vínculos familiares. Agora, por meio de um Decreto Presidencial, é obrigação da máquina pública federal ajudar nesse fortalecimento dos vínculos familiares, defende a ministra, Damares Alves.
A titular da SNF, Angela Gandra, também destaca o lançamento do Programa. “O que nós queremos é uma política familiar fortalecida. Que as pessoas possam se dedicar à família, porque têm tempo para isso, têm cabeça para isso”, disse.
Além da ministra Damares Alves e da secretária Angela Gandra, participaram da cerimônia o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal; o diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Martin Hahn; o professor do programa de pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB), Francisco Coelho Jr.; e a diretora do Departamento de Equilíbrio Trabalho-Família da SNF, Lília Nunes.
O Prêmio
A 1ª edição do Prêmio Melhores Práticas em Equilíbrio Trabalho-Família (Edital nº 02/2020) tem como tema “A Implementação de boas práticas que favoreçam o equilíbrio entre o trabalho e a família no contexto da pandemia de Covid-19”. O público-alvo serão empresas privadas, considerando matriz e filiais, caso haja, e que tenham sede, filial ou representação no território brasileiro, exceto Micro Empreendedores Individuais (MEI). Empresas estatais do Poder Executivo Federal, Estadual, Distrital ou Municipal também poderão participar.
As inscrições serão realizadas no período de 23 de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021 por meio de um formulário eletrônico, que será disponibilizado no site do MMFDH. Cada empresa poderá inscrever uma única iniciativa, composta por até cinco práticas que tenham promovido o equilíbrio entre o trabalho e a família, e que será avaliada de acordo com critérios de criação de valor social, eficácia, inovação, possibilidade em ser replicada e voluntariedade.
As empresas que se inscreverem deverão selecionar uma categoria de participação, de acordo com o porte. A categoria 1 é para microempresa e empresa de pequeno porte. A categoria 2 trata de empresas privadas de médio porte. A categoria 3 é para empresas privadas de grande porte. Já a categoria 4, se refere a empresas estatais do Poder Executivo Federal, Estadual, Distrital ou Municipal.
As três melhores iniciativas em cada categoria serão premiadas. Além disso, haverá o reconhecimento público das iniciativas premiadas; publicação da lista das melhores práticas premiadas em Portaria do Ministério; realização de ações de fomento (não financeiro) das melhores práticas premiadas; e as empresas vencedoras terão direito ao uso da marca em seus meios de comunicação e junto aos seus fornecedores, prestadores de serviço e clientes.
Para dúvidas e mais informações:
cgctfpe@mdh.gov.br
(61) 2027-3802
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 99558-9277