Notícias
Nota pública
A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) vem a público repudiar e demonstrar solidariedade as famílias que neste natal perderam vidas, em razão de feminicídios brutais.
Os casos que estamparam os jornais demonstram, mais uma vez, que a violência contra a mulher não escolhe raça, classe social ou mesmo nível de escolaridade. Trata-se de mal que atinge o Brasil, o mundo e exige união de esforços para superar.
É importante reforçar que o feminicídio, o último estágio da violência, gera impactos em toda a família, atinge especialmente as crianças e pode ser impedido por meio de denúncias precoces, bem como adoção de medidas protetivas.
Nesse sentido, gostaríamos reforçar os canais de denúncias do MMFDH:
Ligação gratuita: 180
Whatsapp: (61) 99656-5008
Telegram: “DireitosHumanosBrasilBot”
Aplicativo: Diretos Humanos Brasil
Site: ouvidoria.mdh.gov.br
É válido destacar que, o Governo Federal está trabalhando de forma transversal na elaboração de um Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, que será lançado nos próximos meses.
Mais informações sobre o comitê instituído por meio de decreto presidencial, disponível em: https://bityli.com/KIudk.
Ressalta-se ainda que ao longo do ano foram realizadas diversas campanhas, inclusive com foco na vigilância solidária e ações de fortalecimento da rede de atendimento.
Por fim, reafirmamos o nosso compromisso com eliminação de todo de tipo de violência contra as mulheres.
Cristiane Britto
Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres