Notícias
IDOSOS
Começam as articulações para o lançamento de pacto sobre a pessoa idosa
Secretário Antonio Costa (segundo à esquerda da foto) durante reunião de articulação no Rio Grande do Sul.
Com o objetivo de lançar o Pacto Nacional de Implementação da Política da Pessoa Idosa, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) iniciou as articulações pelo país. O primeiro estado a receber a visita de representantes do órgão foi o Rio Grande do Sul (RS).
“Estamos iniciando as articulações. Essa viagem foi para começar a promoção do Pacto. O conselho estadual já demonstrou o interesse em aderir”, disse o titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH), Antonio Costa.
De acordo com o gestor, a ação irá fortalecer os conselhos de direitos da pessoa idosa, além de incentivar a criação de fundos municipais e estaduais.
“Nesse primeiro momento, o foco consiste na comunicação com os estados, que repassarão as orientações para os municípios. Temos como meta alcançar o máximo de municípios no Brasil com a implantação de conselhos de direitos da pessoa idosa”, completou.
Viagem
Entre os compromissos foram realizados encontros com o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Luciano Hauschild, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ernani Polo (PP) e Beth Corbetta, que representou o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).
Na oportunidade, o coordenador do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, Lélio Luzardi Falcão, entregou ao secretário documento sobre o VI Fórum Social Mundial População Idosa. O evento está programado para ocorrer nos dias 25 a 29 de janeiro de 2021.
Também estiveram presentes a coordenadora-geral do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical no Rio Grande do Sul, Eunice Luz, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, Nelson Khalil.
A agenda no Rio Grande do Sul (RS) ocorreu no último dia 15.
Para dúvidas e mais informações:
cgdpi@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277