Notícias
Webinário discute paternidade, corresponsabilidade e equidade
Com a proximidade do dia dos pais, a paternidade foi tema de live transmitida, nesta quarta-feira (5), nas redes sociais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
Organizado pela Secretaria Nacional da Família (SNF), do MMFDH, o webinário "Paternidade, corresponsabilidade e equidade no lar" teve a participação da ministra Damares Alves. Ela destacou que o tema diz respeito a milhões de mulheres no Brasil. Assista o vídeo na íntegra:
“A gente tocou num assunto que é a expectativa de milhões de mulheres no Brasil, a corresponsabilidade, a paternidade, a equidade, a divisão de atividades no lar”, lembrou.
Damares destacou, ainda, que as famílias, quando fortalecidas, geram uma nação soberana e próspera. “Não existe economia saudável sem família saudável. Não tem como a gente falar em segurança pública sem falar em família equilibrada”, conclui.
Na oportunidade, a titular da SNF, Angela Gandra, enfatizou que a ideia de colocar o assunto em pauta foi mostrar aos pais a sua grandeza no lar.
“É algo que estamos lutando juntas, as secretarias da família e da mulher, para reestabelecer o diálogo entre homem e mulher. Essa corresponsabilidade é decisiva para o desenvolvimento harmônico da sociedade”, explica.
A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), também do MMFDH, esteve representada pela secretária-adjunta, Dinah Sena. Na ocasião, a apontou que o tema não poderia ser mais propício, considerando os impactos que a pandemia tem provocado.
“Apenas no primeiro mês da pandemia, sete milhões de mulheres brasileiras deixaram o mercado de trabalho no Brasil”, disse.
Dinah lembrou, ainda, que é preciso estimular o equilíbrio nas relações familiares e preservar a autonomia econômica das mulheres.
“Nesse sentido, estimular paternidade mais ativa é algo necessário, tanto para oportunizar o fortalecimento dos laços afetivos, quanto para reduzir a sobrecarga destinada às mulheres”, conclui.