Notícias
Mulheres de SP recebem capacitação em webinário sobre educação financeira
O controle das próprias finanças como caminho para a conquista da autonomia, da liberdade e da confiança no futuro. Com esse foco, o “Webinário de Educação Financeira – O Caminho das Contas" teve seu primeiro ciclo encerrado, na sexta-feira (21), com participantes de São Paulo.
A iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) atendeu mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social e econômica em seis capitais do país que contam com unidades da Casa da Mulher Brasileira (CMB).
As oficinas foram realizadas com o intuito de retirar as mulheres do ciclo de violência que, em muitos casos, continua se repetindo devido à dependência financeira da vítima.
“Educação financeira é um passo importante para estimular a autonomia econômica das mulheres. Entendemos que ações como essas podem romper ciclos de violência e até fomentar o empreendedorismo feminino”, disse a secretária adjunta da SNPM, Dinah Andrade, durante a abertura do evento.
O projeto teve início em julho e alcançou cerca de 280 mulheres em Campo Grande (MS), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), além da capital paulista. Os treinamentos foram conduzidos por especialistas da Caixa Econômica Federal (CEF) e tiveram duração de cerca de uma hora.
Empregada da CEF há 14 anos, Sara Martins destacou para as mulheres que não adianta somente deixar o conteúdo assimilado no campo das ideias. Ao ministrar a capacitação, ela também ressaltou que é preciso colocá-lo em prática e criar hábitos.
“O que desejamos a cada uma é que o conhecimento adquirido traga, além da independência financeira, autoestima, controle emocional, saúde e felicidade", comentou.
Para a coordenadora da CMB de São Paulo, Giannadrea Daidone, o curso fortalece a rede de apoio e proteção das mulheres, que conta com diversos parceiros. "Essa é a casa mais nova a ser inaugurada no país e estamos felizes com a repercussão. O trabalho desenvolvido é conjunto e envolve uma grande equipe, pois a rede de enfrentamento à violência é ampla, não se restringe somente às casas", afirmou.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277