Notícias
"Mulher, você pode!", diz ministra Damares no lançamento da campanha Mais Mulheres na Política
Na ocasião, a ministra Damares assina Acordo de Cooperação Técnica entre o MMFDH e a Unale. Foto: Clarice Castro/MMFDH
Durante o lançamento da campanha “Mais Mulheres na Política”, realizado nesta sexta-feira (28), a ministra Damares Alves reforçou a importância da participação feminina nos espaços de decisão para promover o combate aos diversos tipos de violência. A titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) também incentivou todas a participarem do processo político, apesar das dificuldades.
"Eleger mulheres não é apenas ocupar um espaço. É a população poder ter o fortalecimento da rede de proteção de mulheres. Eu vejo isso como um enorme passo para a ampliação dessa rede", disse. "Qualquer mulher pode ser uma agente política e ascender no Brasil. Basta querer!", completou.
A ministra apresentou inúmeros exemplos de mulheres anônimas, que superaram obstáculos e hoje fazem a diferença. Uma delas, a deputada estadual Ivana Bastos, estava presente no evento. Além do cargo no Legislativo da Bahia, ela ocupa a presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
"Eu tive todos os motivos do mundo para desistir da política, mas não desisti. Hoje, eu tenho certeza de que se não fosse a persistência, teriam me tirado da política porque nós víamos homens assumindo com maior facilidade. A vontade de lutar para que a mulher tenha voz e vez fez com que eu continuasse", afirmou.
Parcerias
Na ocasião, a ministra Damares e a deputada Ivana Bastos assinaram Acordo de Cooperação Técnica entre o MMFDH e a Unale, que tem como objeto a cooperação entre as entidades para a inserção da mulher na política, especialmente nas Eleições 2020.
No âmbito do ministério, as ações elencadas no documento serão desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM). Entre elas estão o plano de trabalho que contém a proposta metodológica, além do cronograma de execução, coleta de dados, reuniões de alinhamento e a entrega da cartilha Mais Mulheres na Política.
Todas as iniciativas ocorrem dentro do projeto Mais Mulheres no Poder, que conta com parceiros estratégicos, como a Câmara dos Deputados, a União dos Vereadores do Brasil, a Unale, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e mais de 18 partidos.
Para a titular da SNPM, secretária Cristiane Britto, que é especialista em direito eleitoral há 17 anos, a grande inovação do projeto é trazer a temática da violência política contra mulheres. "O fato é que o tema foi pouco explorado ao longo dos anos, a despeito de ser essa uma das principais causas da sub-representação das mulheres na política", observou.
Mais Mulheres no Poder
O “Mais Mulheres na Política” é uma das vertentes do projeto “Mais Mulheres no Poder”, instituído por meio de portaria do MMFDH. Trata-se de uma estratégia de conscientização sobre a participação política das mulheres em cargos eletivos, de poder e de decisão, com o pleno exercício da democracia representativa e participativa.
Além de promover e fortalecer o conceito de cidadania participativa, por meio do debate sobre o papel da mulher nos espaços políticos e de liderança, tem o objetivo de incentivar a promoção de políticas públicas de combate a todas as formas de violência política e social contra a mulher.
Clique para acessar a página da campanha.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277