Notícias
Conselho Tutelar de Planaltina de Goiás recebe veículo zero quilômetro do Governo Federal
Foto: Willian Meira/MMFDH
Moradores e curiosos acompanharam a chegada da ministra Damares Alves a Planaltina de Goiás (GO) para a cerimônia de entrega de um veículo zero quilômetro para o Conselho Tutelar do município goiano, na tarde desta sexta-feira (7). Além da titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, esteve presente no evento.
A equipagem do conselho conta, ainda, com cinco computadores, uma impressora, um refrigerador, um bebedouro, uma cadeira de automóvel para transporte de crianças, uma TV smart e um ar condicionado portátil. Os materiais foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado João Campos, após articulação do MMFDH.
As tratativas tiveram início no ano passado, após quatro crianças serem torturadas pelos tios. Uma delas não resistiu aos maus-tratos e morreu.
Desde o episódio, equipes do ministério acompanham de perto a atuação do Conselho Tutelar do município, considerado um dos mais violentos do entorno do Distrito Federal segundo a Polícia Militar.
“Nesse caso doloroso, que chocou o país, eu vim ver o que estava acontecendo aqui e esse conselho atuou de forma brilhante. Sentei com os conselheiros, conversamos, choramos juntos, tomamos café e criamos laços”, lembrou a ministra. “Pode parecer pouco, mas eu paro as cidades para entregar um carro porque eu sei que essa aqui é a maior obra do governo Bolsonaro, que é cuidar de vidas, especialmente de crianças. E a gente tem feito isso no Brasil inteiro” acrescentou.
A coordenadora-geral de Fortalecimento de Garantia da SNDCA, Alinne Duarte, esteve à frente da captação de recursos e explicou que o fortalecimento dos conselhos é papel primordial da pasta. “Equipar o conselho tutelar significa dar as condições necessárias para o conselheiro tutelar cumprir suas atribuições. Essa entrega, em especial, tem um significado ainda maior, pois estes conselheiros e conselheiras foram os responsáveis por salvar três crianças”, disse.
Ela destacou ainda que a mais nova das crianças, que tinha um ano e oito meses na época do resgate, precisou ficar internada durante 23 dias. “As conselheiras não abriram mão de acompanhá-la até a alta hospitalar. O que dizer desses ‘anjos’? Com emoção e respeito, estamos aqui para cumprir nosso papel de equipar, estruturar e capacitar estes heróis, que diariamente zelam para que direitos sejam garantidos”, observou.
Panorama
Atualmente existem 5.956 conselhos tutelares em 99,7% dos municípios brasileiros, mas 2.816 ainda não foram equipados em 2.725 municípios. Uma das frentes de ação da SNDCA é, justamente, aumentar o número, alcançando mais crianças e adolescentes vítimas de violência.
"Esta entrega é muito importante porque, desde 2013, o Conselho Tutelar de Planaltina não recebia nenhum equipamento de apoio para o seu funcionamento. Por meio dessas equipes é que fazemos a defesa e a promoção dos direitos das nossas crianças e adolescentes, portanto, precisam de condições de trabalho e atuação", explicou o secretário Maurício.
Para o conselheiro, Antonio Freire, o veículo é de fundamental importância para o funcionamento da instituição. “O conselho tutelar trabalha mediante demanda, por meio de denúncias. Para conseguirmos atingir a eficiência e maximizar a atuação, necessitamos, além dos conselheiros, de carros e motoristas para que o objetivo primordial se cumpra com rapidez”, afirmou.
Ações na pandemia
Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foram entregues 55 veículos em diversos estados do país: Alagoas (3), Bahia (9), Ceará (1), Espírito Santo (1), Goiás (9), Maranhão (12), Minas Gerais (2), Paraíba (10), Pernambuco (2), Paraná (2) e Rio Grande do Sul (4).
Na próxima semana, a previsão é de que sejam liberados mais 67 veículos. Os automóveis fortalecerão o trabalho dos conselheiros tutelares em todo o território nacional.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277