Notícias
MMFDH disponibiliza conteúdo do programa Famílias Fortes nas redes sociais
A partir da próxima segunda-feira (13), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) publicará, nas redes sociais, uma série de 20 vídeos com conteúdo do programa Famílias Fortes (PFF).
O objetivo é disponibilizar subsídios para que as famílias possam fortalecer as relações entre os seus membros no contexto de calamidade.
O programa é uma ferramenta de fortalecimento de vínculos como caminho para a prevenção de comportamentos que possam gerar prejuízo social, físico ou emocional às famílias. Adaptado para a realidade brasileira, é baseado em um programa desenvolvido no Reino Unido pela Oxford Brookes University.
O PFF consiste em sete encontros semanais, viabilizados por facilitadores, para famílias com filhos com idade entre 10 e 14 anos para promover o bem-estar, fortalecer processos de proteção e contribuir com a resiliência familiar.
Entre os objetivos específicos do programa estão ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, mostrar aos pais a importância de apoiar os filhos, ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos e promover uma expectativa de futuro aos jovens.
De acordo com a metodologia, que tem eficácia comprovada por estudos realizados por pesquisadores de Iowa, nos Estados Unidos, a relação positiva entre familiares cria condições favoráveis para o bom desenvolvimento dos filhos e tende a afastá-los de condutas de risco.
Assim, os principais resultados esperados para os participantes do programa são redução da agressividade e de comportamentos de isolamento social; melhoria da interação entre pais e filhos; melhoria do rendimento escolar e maior interesse e envolvimento dos pais na rotina escolar dos filhos; e redução do abuso de substâncias.
“Nesse momento tão desafiante que vivemos no Brasil, o objetivo da Secretaria Nacional da Família (SNF) é ajudar os pais a repensarem as relações familiares, evitando os conflitos e aumentando o clima de cooperação entre os membros da família”, comenta o secretário substituto, Marcelo Couto Dias.
Os vídeos serão postados três vezes por semana nos perfis do MMFDH e da SNF no Instagram.
Redes sociais da Secretaria Nacional da Família
Instagram: @direitosdafamiliabr
Facebook: @direitosdafamiliabrasil
Twitter:
Redes sociais do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos
Instagram: @min_direitoshumanos
Facebook: @DHumanosBrasil
Twitter: