Notícias
Ministério lança material voltado ao público LGBT para prevenção do coronavírus
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou, nesta terça-feira (31), uma cartilha com informações sobre a prevenção do coronavírus (Covid-19) direcionada à população LGBT.
A especificidade do material se deve ao fato de que uma parcela significativa dessa população vive em condições de maior vulnerabilidade social e, por isso, pode estar mais suscetível à contaminação.
A cartilha, que é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG), apresenta informações gerais sobre a prevenção ao Covid-19 e sobre os sintomas da doença.
Além disso, o material traz informações específicas, voltadas a trabalhadores autônomos, pessoas que trabalham em bares e boates e para aqueles que possuem HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
“Esse material é uma produção da SNPG no sentido de orientar e auxiliar a população para a prevenção e as atitudes em relação a essa pandemia. A importância da prevenção, diante de todas as problemáticas que a população LGBT vive, na questão da vulnerabilidade, da dificuldade em relação a outras situações sociais e da própria saúde da população LGBT”, explicou a diretora do Departamento de Promoção de Direitos LGBT, Marina Reidel.
Algumas das orientações são o não compartilhamento de objetos como copos, “bitucas” de cigarro e objetos pessoais.
A cartilha também relembra a importância de sempre usar preservativos durante relações sexuais, para evitar a transmissão de ISTs.
Ao final do material, a SNPG também separou várias dicas de como aproveitar a quarentena. Algumas delas são: fazer exercícios em casa, assistir a festivais de música online, praticar a fé e fazer alguns dos vários cursos que têm sido disponibilizados gratuitamente na internet.
Confira a cartilha na íntegra.
Confira nota da SNPG sobre a versão preliminar divulgada de forma equivocada.