Notícias
Ministério divulga dicas sobre home office
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou, nesta quinta-feira (2), uma série de orientações para os trabalhadores que estão exercendo suas funções em home office, ou seja, trabalhando de casa.
A iniciativa, da Secretaria Nacional da Família (SNF), tem o objetivo de contribuir com a efetividade e o equilíbrio entre trabalho, família e atividades domésticas.
Entre as dicas, o material indica que o trabalhador defina um um local de trabalho específico e silencioso, bem iluminado e ventilado, e com acesso aos recursos tecnológicos necessários ao desempenho de sua atividade profissional.
Se não houver um horário de trabalho previamente acordado com a chefia, o indicado é planejar seu horário de trabalho. Além de evitar distrações e interrupções desnecessárias, a SNF também aconselha que sejam definidos e respeitados os momentos de pausa e de intervalo.
Sobre a tentação de trabalhar de pijama, a recomendação é que o trabalhador se vista para o trabalho, optando por roupas confortáveis e que o possibilitem participar de videoconferências ou atender a um chamado de emergência, caso necessário. Cuidar da postura também é fundamental.
Trabalhar em casa também pode dar um pouco mais de sono. Para ter mais disposição, o material indica que se mantenha hábitos saudáveis de alimentação, hidratação, sono e prática de exercícios físicos.
É importante estabelecer rotinas de trabalho, prezando pelo cumprimento das metas e dos prazos pactuados, além de manter uma comunicação de qualidade com seus chefes e colegas, utilizando as ferramentas convencionadas entre a equipe.
Na organização familiar, comunique aos demais membros da casa seu horário de trabalho e separe tempo com o cônjuge e os filhos. Todos precisam de rotina, afinal, a quarentena ou o isolamento social não é um período de férias.