Notícias
Edital disponibiliza R$ 800 mil para projetos de apoio ao desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais
Estão abertas, até o dia 08 de novembro, as inscrições para projetos que visam apoiar o desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais. Uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), a seleção vai escolher uma agência implementadora (pessoa jurídica). Ao todo, será disponibilizado recurso de R$ 800 mil para trabalhar com cinco a oito povos e comunidades tradicionais de terreiro e matriz africana.
A ação faz parte do Projeto BRA 13/020 e é fruto de uma parceria entre o MMFDH, por meio da SNPIR, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A inscrição das propostas pode ser feita por meio do e-mail decom@www.gov.br/mdh/pt-br .
A titular da SNPIR, Sandra Terena, falou sobre a iniciativa. “Acreditamos que a melhor maneira de enfrentarmos desigualdades e intolerâncias, seja por motivo de origem étnica, social ou cultural, é valorizando o que cada povo e comunidade tradicional têm de melhor. Este projeto é um incentivo ao empreendedorismo de comunidades tradicionais visando à geração de renda e com certeza vai contribuir para a construção de relações sociais mais saudáveis e respeitosas onde essas comunidades estão inseridas”, disse.
Entre os critérios de seleção estão a adequação temática e a metodologia para o desenvolvimento do projeto, experiência anterior na área de empreendedorismo e/ou economia da cultura, além da composição da equipe. O resultado final do edital deve sair no dia 22 de novembro e poderá ser conferido na página eletrônica do MMFDH, nos endereços https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/igualdade-racial e https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/atuacao-internacional/editais2019 .
Quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais deverão ser solicitados por escrito pelo endereço eletrônico decom@www.gov.br/mdh/pt-br , identificadas, no campo “assunto”, pela inscrição “PNUD BRA/13/020 - Processo Seletivo nº 04/2019".
Download: Acesse o edital