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Campanha
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Família (SNF), lançou a campanha “Acolha a Vida” no município de Divinópolis/MG na última quinta-feira (26). A iniciativa visa conscientizar sobre o enfrentamento e prevenção do suicídio e da automutilação, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens.
Promovido pelo MMFDH em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (ACID), o evento fez parte do Setembro Amarelo, mês no qual o tema da prevenção ao suicídio é lembrado de modo especial.
O coordenador-geral de Enfrentamento à Violência nas Famílias, Abandono, Pedofilia e Pornografia representou a SNF/MMFDH. “Qual a proposta da campanha ‘Acolha a Vida’? É conscientizar as famílias e educadores a identificar os sinais de que alguém pode estar se automutilando ou com ideação suicida, e assim encaminhar para o tratamento adequado. E também acabar com o preconceito, que muitas vezes contribui para que a essa intervenção demore a chegar e prejudique aqueles que precisam de acolhimento”, enfatizou.
Capacitação
A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da ACID, Sandra Amaral, ressaltou a importância do evento para a região. “Em nome de todo o Conselho e de toda a Associação Comercial, eu agradeço por esse trabalho lindo, essa capacitação, esse material, e tudo isso gratuito. Para nós é um momento de muita alegria”. Também estiveram presentes integrantes da Polícia Militar, os vereadores Renato Ferreira e Janete Oliveira, e a vice-presidente da OAB Divinópolis, Ellen Ariadne.
Municípios da região enviaram representantes, que participaram de duas atividades sobre o tema. O presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, Humberto Correa, ministrou o curso "Identificando fatores de risco para o suicídio e estratégias de prevenção", enquanto a presidente do Instituto de Educação e Cultura Viktor Frank, Marina Lemos, conduziu o curso “Alegria de viver e coragem de sofrer: sentido da vida na prevenção do comportamento autodestrutivo”, ambos com quatro horas de duração.
Durante o evento foi exibido também um vídeo, produzido pelo MMFDH, para a campanha “Acolha a Vida”, no qual celebridades abordam o tema do suicídio e automutilação.