Notícias
Nota de Repúdio
A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres vem a público repudiar o conteúdo da reportagem da Carta Capital sob o título “Mulheres que envergonham as mulheres”, publicada no dia 20 de novembro de 2019. A publicação demonstra desrespeito às mulheres e promove discurso de ódio, com uso de expressões depreciativas e até mesmo com apelo sexual, ultrapassando o limite do bom senso e da liberdade de imprensa.
Aos veículos de comunicação cabem a nobre missão de informar a sociedade e não de enxovalhar a imagem e a honra alheia. Ao desacreditar publicamente 14 mulheres que ocupam posições de destaque e influência no Brasil, a revista promove uma agressão as mulheres no que se refere a luta histórica por espaço de poder, reconhecimento e igualdade de oportunidades.
Ao criticar uma mulher pública pela sua aparência, com trechos: “55 anos com corpinho de 65” “passou a trajar de modo espantoso”, o veículo lamentavelmente ressalta valores que deslegitimam as mulheres nos espaços públicos e reforça estereótipos que as afastam de posições de poder. O texto ainda desqualifica posições adotadas pelas mulheres, reduzindo suas declarações públicas a uma suposta necessidade sexual.
Trata-se de uma violência política que atinge a todas as mulheres e deve ser rechaçada.
Diante de uma publicação discriminatória e antidemocrática, conclama-se que as autoridades competentes apurem os fatos e adotem as medidas judiciais cabíveis.
Cristiane Britto
Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres