Notícias
Vídeo lançado neste sábado incentiva a sociedade a denunciar abuso e exploração sexual
Dados da central de atendimento de direitos humanos, relativos aos quatro primeiros meses do ano, apontam que 90% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Ao todo, mais de 17 mil denúncias foram recebidas.
Para a ministra Damares Alves, os números demonstram que é preciso investir no fortalecimento dos vínculos familiares e na fiscalização, por meio da equipagem, treinamento e proteção dos conselheiros tutelares.
“Já iniciamos com a entrega de kits para os conselhos. Foram 28 e temos outras 188 cidades a serem contempladas ainda este ano. Também investimos na melhoria do canal de atendimento, o Disque 100. Mas sabemos que a chave para mudar essa realidade está mesmo na família”, diz a ministra.
A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia Andrade, diz que o fato de os abusos envolverem pessoas da confiança dos menores preocupam.
“O núcleo de confiança de dentro e fora de casa também aparece no relatório de denúncias do Disque 100. A cultura do abuso se espalha no Norte, Sudeste e Nordeste do País. A proposta é desenvolvermos metodologias para abordar e identificar quando algo está errado”, explica.
Disque 100
O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular),bastando discar 100.
O serviço pode ser considerado como “pronto-socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.
Disque 100 - Balanço Geral: 2011 a 1° semestre de 2019 - Violência sexual contra crianças e adolescentes
Assista o vídeo abaixo: