Notícias
Equipe da SNJ promove ações de combate à exploração e abuso sexual, no âmbito do programa Vira Vida
Durante a atividade, a secretária Jayana Nicaretta da Silva demonstrou seu desejo de replicar o programa em outras regiões do país. “Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o esforço e a dedicação de cada um aqui e oferecer o apoio da SNJ para que juntos possamos salvar mais vidas”, afirmou.
No local, a equipe foi recebida pela coordenadora do Vira Vida no Distrito Federal, Cida Lima, que mostrou as instalações e fez uma rápida introdução sobre o funcionamento do programa. “O Vira Vida resgata jovens entre 14 e 21 anos em situação de vulnerabilidade e vítimas de abuso e exploração sexual”, explicou.
Em seguida, um grupo formado por pedagogas, psicólogas e assistentes sociais que trabalham na sede deu as boas-vindas e falaram um pouco sobre as atividades desenvolvidas com os jovens, que incluem módulos como educação básica e profissional, qualidade de vida, atenção psicossocial e inserção socioprodutiva.
Neste contexto, o deputado distrital Rodrigo Delmasso, que acompanhou a secretária durante a visita, destacou a atuação do Governo na vida daqueles que mais precisam. “A função do Estado é devolver a perspectiva de vida para os que perderam em função do abuso e ajudar na construção de uma nova vida”, pontuou.
Relatos
Durante a visita, algumas alunas relataram um pouco de suas trajetórias e de como conseguiram sair de um contexto de abuso e de exploração para terem uma vida com dignidade.
“Eu vivia na prostituição e nas drogas porque achava que não tinha capacidade de ser alguém, pois ninguém nunca acreditou em mim. Até que cheguei aqui e entendi que tinha valor, que era capaz de transformar a minha realidade”, contou uma das participantes.
Sobre o programa
Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi Nacional, o Vira Vida apoia jovens com idade entre 14 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. Ao utilizar uma tecnologia de intervenção social, o programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades, para que sejam inseridos no mercado de trabalho e consigam sair do contexto de violência em que viviam.