Notícias
Em Buenos Aires, ministra Damares comemora o sucesso da Operação Acolhida
Na ocasião, Damares relatou que o Brasil já recebeu cerca de 378 mil venezuelanos. “A operação é um grande desafio para o Governo, mas estamos vencendo todos os obstáculos e problemas”, disse.
A ministra afirmou, ainda, que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) também esteve à frente da operação e lançou, nos últimos dias, uma cartilha que as famílias venezuelanas recebem quando chegam.
“Na publicação existem orientações específicas para que aquele cidadão consiga buscar seus direitos no nosso país. Se uma criança está sofrendo, passando por necessidades ou se uma mulher está passando por violência doméstica, o documento mostra quais caminhos essas pessoas devem seguir. Onde ir, com quem falar e qual telefone ligar”, acrescentou.
Ainda em seu discurso, a representante brasileira reiterou que a novidade do ministério nesta ação consiste em incluir a participação ativa de instituições religiosas, além de um comitê de interiorização que está, também, trabalhando com a sociedade civil.
“Essa experiência tem sido enriquecedora. Uma única instituição religiosa já levou 560 para o seu local, no interior do país, e outra já conseguiu mais de 600 empregos para as famílias que aqui chegam”, enfatizou.
Operação Acolhida
Iniciativa de apoio humanitário desenvolvida pelo Governo Federal desde o ano passado, a Operação Acolhida é responsável por amparar os venezuelanos que entram no país por meio de Roraima, proporcionando a essas pessoas atendimento emergencial, abrigo, documentação e imunização contra doenças. A ação reúne diversos órgãos do Governo Federal, das Forças Armadas e da Organização das Nações Unidas (ONU), além de entidades da sociedade civil.
Por conta do intenso fluxo migratório e da sobrecarga dos serviços públicos em Roraima, o governo criou o programa de interiorização, que leva imigrantes a diversas cidades do país. Nessas localidades, os venezuelanos são acolhidos e acompanhados em centros de moradia, onde recebem informações sobre serviços públicos, oportunidades de emprego e residência fixa.