Notícias
Em reunião, CNDH pede proteção a líderes Tupinambá do Sul da Bahia ameaçados de morte
O CNDH realizou hoje reunião junto ao Superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos da Bahia – SUDH/BA, Emiliano José, a fim de dar seguimento ao tratamento das denúncias de ameaças às vidas de Cacique Babau e Cacica Kátia. Ambos já se encontram incluídos no Programa de Defensores de Direitos Humanos do estado da Bahia. Carlos Eduardo Lemos Chaves, da Coordenação da Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais no Estado da Bahia – AATR, acompanhou a pauta junto ao presidente do CNDH, Leonardo Pinho.
Ficou estabelecido o contato permanente entre a Superintendência e o CNDH quanto às iniciativas tomadas para garantir a proteção dos líderes tupinambás. O CNDH também contará com o apoio da SUDH/BA para realização de missão emergencial na região com objetivo de evitar novas violações de direitos humanos às lideranças e aos Tupinambá da Serra do Padeiro e de Belmonte. Foram também tratadas ações de apoio e garantia para a produção e a comercialização dos produtos da comunidade que se encontra com sua sustentabilidade ameaçada. A SUDH comprometeu-se a realizar interlocução institucional com a Secretaria de Desenvolvimento Rural a fim de buscar uma solução para a produção e comercialização na comunidade.
Saiba mais
Na 44ª Reunião da Plenária do CNDH foram apresentadas graves denúncias de ameaça às vidas o Cacique Babau, da Comunidade Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, e a Cacica Kátia, da Comunidade Indígena Belmonte, ambas do Sul da Bahia, bem como violações aos direitos humanos do povo Tupinambá.
Além dos relatos de perseguição, ameaças de violência e de morte, os líderes também relataram boicote aos produtos produzidos nas comunidades. O CNDH realizará missão emergencial à região e tomará outras providências no sentido de evitar violações de direitos humanos nas duas áreas.
Assessoria de Comunicação do CNDH
+55 61 2027-3348 / cndh@www.gov.br/mdh/pt-br
Facebook: https://www.facebook.com/conselhodedireitoshumanos
Twitter: https://twitter.com/conselhodh