Notícias
Programa Salve Uma Mulher é apresentado no Miss e Mister Brasil 2019
Na última segunda-feira (16), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), participou do Miss e Mister Brasil 2019, em São Paulo/SP. O objetivo foi mobilizar os profissionais da beleza e da moda em prol do Programa “Salve Uma Mulher”.
“Estamos aqui, neste momento de elevada autoestima das mulheres, para falar sobre a violência doméstica. Entendemos que todos podem ajudar e um dos caminhos é a conscientização do problema. O Programa Salve Uma Mulher é uma das respostas e convidamos todos a fazerem parte”, afirmou a titular da SNPM, Cristiane Britto.
A organização do evento, promovido pelo Pró-Beleza e Instituto Miss e Mister Brasil, apoiou a iniciativa e ofereceu espaço. Além disso, os organizadores distribuíram camisetas para divulgação e destacaram o Programa durante toda a programação.
“No que depender de nós, como instituição e categoria de beleza, garantimos todo o apoio. Somos mais de seis milhões de profissionais! Estamos falando de cabelereiros, manicures, depiladoras, consultoras de beleza, uma categoria gigante que se sente honrada em apoiar o Salve Uma Mulher”, destacou Márcio Michelasi, diretor presidente do Sindicato Pró-Beleza.
A madrinha do Salve Uma Mulher, a atriz e ativista Luiza Brunet, participou da cerimônia e destacou a importância do programa para as mulheres que estão em situação de violência doméstica. “Poder contar para as mulheres que eu sofri violência é muito importante. Me sinto feliz de ser voz de um programa e poder ajudar outras como eu. É nosso dever como parte da sociedade, é papel do cidadão”, afirmou Brunet durante o evento.
A diretora responsável pelo Salve Uma Mulher, Roberta Monzini, destacou que durante as oficinas do Programa serão abordadas questões como os cinco tipos de violência e a estrutura que o Estado dispõe para atender as mulheres que estão em situação em situação de risco.
Salve Uma Mulher
O projeto, que visa transformar solidariedade em movimento de mudança, contempla a realização de ações de sensibilização, campanhas e capacitação de voluntários.
As instituições apoiadoras serão contempladas com um selo, que irá identificá-las como parceiras no enfrentamento à violência contra as mulheres. A iniciativa tem despertado interesse e algumas entidades já sinalizaram que irão aderir ao projeto.
Concurso
Os vencedores do concurso, que reuniu aproximadamente 500 pessoas e 56 candidatos à Miss e Mister, foram a Miss Amazonas, Juliana Malveira, e o Mister Piauí, Antony Marquez. O evento, que existe há quase nove décadas, celebrou os 100 anos do sindicato Pró-Beleza e teve entre os candidatos uma pessoa com deficiência auditiva.
Dados
Em 2018, de acordo com Anuário da Segurança Pública, foram computados mais de 263 mil registros de lesão corporal contra mulheres, o que representa um caso a cada dois minutos. O Brasil perdeu ainda quase cinco mil mulheres de forma violenta.