Notícias
Conselho de Promoção de Igualdade Racial faz balanço de atividades de 2019
O evento foi presidido pela titular da pasta, Sandra Terena. “É importante destacar que nesta reunião tivemos adesão massiva dos conselheiros governamentais, resultado do trabalho da Coordenação-Geral, que fez uma ótima articulação com os demais representantes da Esplanada”, explicou a secretária.
Durante os debates, os representantes da sociedade civil tiveram a oportunidade de expor suas demandas. A Coordenadora-Geral do Conselho, Mariléia de Paula, relatou que houve cinco reuniões este ano. “Trabalhamos muitas questões sobre igualdade racial, tratando a respeito da população negra e também avançando com demandas de povos indígenas, quilombolas e ciganos”, disse.
Reconciliação
Uma das pautas do dia foi a busca pela mudança do conceito de “cigano” nos dicionários de Língua Portuguesa, que hoje é associado ao termo “trapaceiro”. O objetivo é buscar uma mudança de entendimento, evitando essa associação prejudicial ao grupo étnico. Mariléia destacou que este é um novo momento para o Brasil. “Estamos tratando da reconciliação dos povos e etnias”, afirmou.
CNPIR
O CNPIR é um conselho formado por representantes da sociedade civil, do Governo Federal e de notório saber. O objetivo do grupo é que a sociedade civil possa estabelecer um diálogo constante com os órgãos governamentais e, dessa forma, garantir a igualdade étnico-racial para todos os brasileiros.