Notícias
Ministério realiza capacitação do Programa Cisternas em Alagoas
Nesta segunda e terça-feira (05 e 06), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), realizou mais uma capacitação do Programa Cisternas com recorte para povos e comunidades tradicionais. Dessa vez a ação foi realizada em Maceió, Alagoas. O projeto é uma parceria com o Ministério da Cidadania.
O Programa Cisternas visa possibilitar o acesso à água para cerca de 3.700 famílias do semiárido nordestino e da comunidade quilombola Kalunga, em Goiás. A oficina oferecida teve o objetivo de capacitar entidades implementadoras do programa para garantir a eficácia da ação junto aos povos e comunidades tradicionais contemplados.
Cerca de 15 pessoas participaram do treinamento em Alagoas. Entre elas, representantes de duas entidades executoras do estado e integrantes da Casa Civil do Governo Estadual, além da coordenadora de Difusão e Promoção de Políticas para as Comunidades Quilombolas da SNPIR, Arlene de Morais.
Outras capacitações como essa já foram realizadas em Pernambuco, Bahia e Paraíba. A titular da SNPIR, Sandra Terena, falou sobre a importância do treinamento. “O Programa Cisternas com recorte para povos e comunidades tradicionais requer que, entidades implementadoras e as pessoas que participarão do processo, conheçam mais sobre as culturas envolvidas. Cada comunidade tem sua especificidade, e todas precisam ser respeitadas e atendidas da melhor forma possível”, afirmou.