Notícias
SNJ visita Camaçari/BA para dialogar com a comunidade local
A agenda da secretária Jayana teve início na manhã de quarta-feira, quando visitou a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) a convite do secretário Sessé Abreu, onde pôde conhecer de perto os jovens que são atendidos pela Sejuv por meio dos projetos sociais.
O primeiro grupo foi de aeróbica, com uma média de 100 pessoas por dia, com aulas ministradas no turno da manhã e da noite. A secretária conheceu, depois, jovens talentos do grupo Levada do Saber, que conta com aproximadamente 150 jovens provenientes do curso de música situado na Cidade do Saber.
Logo em seguida, a titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do ministério participou da mesa de abertura na sessão especial para entrega de Título de Cidadão Camaçariense para o jogador e campeão olímpico, Ricardo Santos, realizada no Teatro Alberto Martins, pela Câmara Municipal de Camaçari.
No horário do almoço, a representante do MMFDH se reuniu com o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e com o titular da Secretaria de Turismo, o vereador Gilvan Souza, para discutir políticas públicas para a juventude baiana, além de apresentar os programas da SNJ.
Encontros com a comunidade
Na parte da tarde, Jayana visitou a Vila de Abrantes para conhecer a Associação de Capoeira Engenho, liderada pelo Mestre Grandão, que conta com vários espaços espalhados no Brasil e no mundo com mais de 40 anos de história no resgate de jovens por meio da capoeira. Durante o encontro, a secretária contou um pouco da sua trajetória e dos projetos desenvolvidos pela SNJ e deixou claro que sua visita era para ouvir mais e falar menos.
“Estou aqui porque quero saber de vocês, jovens, o que nós como Governo Federal precisamos fazer para melhorar os atuais projetos e também ouvir sugestões de novas ideias de programas para a juventude”, ressaltou.
O Mestre Magrão, filho do fundador da associação, Edvaldo dos Santos Reis, o Mestre Baiano, destacou a importância de as crianças e adolescentes permanecerem nos projetos sociais oferecidos pelo Estado e como o Engenho consegue alcançar vidas e transformá-las. “O objetivo é formar cidadãos de bem através da capoeira, levando a todos uma forte opção de profissionalismo, lazer, saúde, educação, inclusão e ao mesmo tempo difundir a capoeira que é cultura e patrimônio brasileiro”, afirmou.
No segundo dia da visita, a secretária foi pela manhã ao Centro Comercial na Barra de Pojuca conhecer jovens e representantes da comunidade local. Jayana ressaltou mais uma vez o maior motivo de sua viagem, que é ouvir as críticas, sugestões e ideias dos jovens.
“O início de tudo é aqui, com vocês, para que possamos construir juntos programas que atendam as reais demandas da juventude de cada município”, pontuou. Na ocasião, ela ainda apresentou programas já ativos no município, como o ID Jovem.
Estiveram presentes no encontro representantes dos projetos sociais desenvolvidos na região, como Instituto Berimbau Arte Brasil, Comunidades Quilombolas, Associação de Moradores de Cachoeirinha, grupo do Boxe de Barra do Pojuca, Associação de Marisqueiras, Escolinha de Futebol Comunitária, grupos de ciclistas, surfe, futebol, entre outras lideranças locais.
Após as falas da secretária Jayana, do secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antônio Falcão, e do secretário da Sejuv, Sessé Abreu, sobre as dificuldades de implementar programas efetivos nas áreas mais vulneráveis e de como a ajuda de cada um dos presentes é essencial para a consolidação das políticas, houve espaço para uma conversa informal e perguntas. Quando questionada sobre como o problema da violência pode ser enfrentado, Jayana destacou a criação de oportunidades e empregos, para que “os jovens não sejam atraídos pelo tráfico de drogas e consequentemente sejam mortos”, explicou.
Debate com a juventude
Para finalizar a agenda em Camaçari, foi realizado no Hotel Plaza um debate entre jovens locais e convidados do governo. A mesa de abertura foi composta pela secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, pela vereadora Cristiane Bacelar, pelo secretário da Sejuv, Sessé Abreu, pelo coordenador de juventude, Anderson Silva, e pelo assessor Albersson.
Também participaram do debate jovens atuantes no município baiano e lideranças locais, que trouxeram suas demandas e questionamentos sobre a atuação do governo nas políticas públicas voltadas à juventude.
Quando perguntada se houve alguma entrega concreta nos primeiros 100 dias de governo, Jayana deu o exemplo do programa Inova Jovem EAD. “Em dois meses foram abertas 148 turmas, a maioria em municípios de até cinco mil habitantes, com um alcance de mais de cinco mil jovens, que receberão o apoio necessário para tirarem suas ideias de negócio do papel e colocarem em prática”, completou.
Para concluir, Jayana enfatizou novamente o objetivo da viagem e quais as suas ambições nessa missão. “Pretendo ir em todos os municípios que me convidarem, quero conversar diretamente com os jovens, sem intermediários, para que assim a SNJ consiga desenvolver projetos com o alcance e a finalidade certa e, principalmente, em sintonia com as necessidades de cada região”, finalizou.