Notícias
Seppir e Itamaraty reafirmam Protocolo de Ação Afirmativa visando oferecer bolsas de estudos
O Protocolo de Cooperação sobre a Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco foi firmado, pela primeira vez, em 21 de março de 2002. O programa visa conceder Bolsas-Prêmio aos candidatos afrodescendentes selecionados, com o objetivo de custear estudos preparatórios para a participação desses candidatos no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD).
Continuidade e ampliação
Cientes da grande importância desse acordo, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/MMFDH) reafirmou seu compromisso com a continuidade do Programa durante o encontro realizado no último dia 18/04.
Também em reconhecimento à relevância do projeto, se falou em uma parceria entre a Seppir e o Itamaraty visando a construção conjunta de um outro protocolo de cooperação sobre ação afirmativa. O objetivo é contemplar — com esse segundo protocolo — candidatos indígenas, ciganos e de povos e comunidades tradicionais.
A secretária Sandra Terena acredita que “será importante a construção de parcerias para que o programa possa ser ampliado”. Para concorrer às bolsas de estudo, os candidatos deverão se inscrever no Processo Seletivo, que será divulgado em chamada pública por meio de Edital.