Notícias
Governo federal envia representantes ao Ceará, com foco no uso de novas tecnologias para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes
Na oportunidade, os integrantes do MMFDH conheceram o Big Data, um sistema implementado pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSP/CE). A ferramenta visa reunir um grande volume de dados que podem ser extraídos, organizados e transformados em informações que possibilitam uma análise ampla e em curto espaço de tempo.
Para o diretor de Enfrentamento de Violação aos Direitos da Criança e do Adolescente da secretaria, Clayton Bezerra, a visita ao Ceará pode ser um marco inicial para o desenvolvimento de ações inovadoras, usando a tecnologia para combater crimes virtuais que se concretizam na vida real.
Integrante da equipe do ministério, o diretor de Promoção e Fortalecimento dos Direitos da criança e do Adolescente, Washington de Sá, afirmou que os encontros foram de grande importância para a criação de projeto. Segundo ele, as parcerias vão aproximar sociedade e governo, por meio da tecnologia, além de fazer com que as políticas públicas sejam aplicadas de forma inovadora e transformadora.
Tecnologia
No Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Universidade de Fortaleza (Unifor), os membros da SNDCA foram recebidos pelo diretor de Tecnologia e especialista em Sistemas de Informação, Eurico de Vasconcelos.
Durante a visita, foram apresentados alguns projetos da instituição de ensino, com foco no desenvolvimento de ferramentas de big data, que podem ser usadas no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, no levantamento de dados oficiais sobre suicídios e automutilação e na criação de aplicativos que venham a colaborar de forma precisa na busca por crianças desaparecidas no Brasil.