Notícias
Criciúma/SC é a 23ª cidade a receber o Curso de Mediação Social de Conflitos
A 23ª edição do Curso de Mediação Social de Conflitos, aconteceu nesta quinta-feira (13), em Criciúma (SC).
O Ministério dos Direitos Humanos (MDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da Secretaria Executiva de Conselhos, realizou nesta quinta-feira (13), a 23ª edição do Curso de Mediação Social de Conflitos. Realizado em Criciúma, Santa Catarina, o evento reuniu 180 participantes, entre representantes de instituições sociais, policiais militares e civis, agentes públicos e sociedade.
Já foram distribuídos mais de 5 mil certificados em todo o Brasil. “O curso não visa reformar as técnicas da segurança, mas sensibilizar a sociedade a respeito dos temas”, afirma o diretor do Departamento de Igualdade Racial da Seppir, Rodrigo Barbosa.
De acordo com o gerente de projetos da Secretaria Executiva do MDH e coordenador do curso de mediação, Rlick dos Santos, a capacitação passa por municípios e capitais brasileiras abordando os temas de racismo institucional, intolerância religiosa, xenofobia, bullying, violência contra as mulheres e jovens. “Fizemos uma oficina dinâmica, onde os grupos solucionam, por meio de um mediador, o conflito e a solução dentro dos temas abordados”, explica.
O prefeito Clésio Salvaro prestigiou o curso e ressaltou a importância da capacitação no município. “Tenho certeza de que esse curso será muito importante na mediação dos conflitos. O período que vivemos é de muita intolerância, precisamos do diálogo, que a gente possa cada vez mais respeitar as diferenças e viver em paz”, destaca.
A iniciativa faz parte da campanha ‘Racismo é crime. Denuncie!’, promovida pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc). “Esse é um curso bem concorrido. Buscamos promover a igualdade racial e essa é uma luta de todos”, ressalta a coordenadora da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc), Dainara Passos.
Com informações da página do governo do município de Criciúma