Notícias
MDH promove curso de enfrentamento ao racismo e à xenofobia, em Pacaraima, Roraima
O Ministério dos Direitos Humanos (MDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), realizou na quarta-feira (10), o Curso de Mediação Social de Conflitos na cidade de Pacaraima, em Roraima. Aproximadamente 54 pessoas foram certificadas, entre militares do Exército Brasileiro, servidores públicos e representantes de ONGS de direitos humanos.
O curso ocorreu no destacamento da Operação Controle e foi ministrado pelo gerente de projetos substituto da Secretaria Executiva dos Conselhos do MDH, Lucas Pinheiro.
A edição do curso em Pacaraima abordou, além do enfrentamento ao racismo, a xenofobia, principalmente devido à crise imigratória de venezuelanos no estado.
O secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, destaca o empenho do Ministério dos Direitos Humanos e dos demais parceiros do governo federal com a segurança pública de Pacaraima. “Essa capacitação promoveu para o público alvo participante, melhores condições para que possam cumprir suas atividades junto à população local, bem como, aos venezuelanos que chegam no Brasil”, ressalta.
Para Lucas Pinheiro, a ação em Pacaraima foi uma oportunidade para ouvir a população do município e agir para difundir a cultura da paz e o combate à xenofobia.
"Foi muito importante a vinda do Ministério dos Direitos Humanos à nossa cidade para falar de um tema tão importante e complexo", disse a secretária municipal de Assistência Social do Município de Pacaraima, Izabel Dávilla.
Pacaraima - Conhecido como "Polo Norte de Roraima", por suas temperaturas serem mais baixas que no resto do estado, em razão da altitude, o município brasileiro localizado faz fronteira com a Venezuela. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2017) é de 12. 375 habitantes.