Notícias
Carta Aberta Empresas pelos Direitos Humanos é assinada em Brasília
Representando o compromisso do Estado brasileiro e de empresas em favor da proteção dos direitos humanos, foi assinada a Carta Aberta Empresa pelos Direitos Humanos, no último dia 21. A ação foi realizada no contexto da cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2018. Ambas iniciativas são do Ministério dos Direitos Humanos (MDH).
A Carta Aberta foi inspirada pelos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos aprovados pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. Os itens internacionais enunciam parâmetros ao Estado e às empresas em busca de uma maior efetividade aos direitos humanos (“proteger, respeitar e reparar”).
Além do ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, assinaram o documento o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim, o presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, o presidente dos Correios, Gal. Juarez Aparecido de Paula Cunha, o vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, José Eduardo Filho, o diretor executivo de Gestão de Pessoas da Caixa Econômica Federal, Roney de Oliveira, a gerente de Departamento da Eletrobras, Márcia de Oliveira Ribeiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.
Acesse o documento