Notícias
MPT lança nova versão do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho
O Ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, e o Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury.
O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, participou nesta segunda-feira (05) do lançamento da nova versão do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho. A ferramenta é produzida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (). Na apresentação, o MPT analisou os impactos dos acidentes de trabalho na saúde e na economia.
Cruzando informações públicas de órgãos governamentais, o Observatório chega a resultados que mostram a realidade dos acidentes de trabalho e seus impactos na saúde e economia. O trabalho inclui, ainda, uma Ferramenta de Análise de Conformidade nas Relações de Trabalho. O Observatório permitiu identificar que ao menos um trabalhador brasileiro foi vítima fatal de acidente de trabalho a cada quatro horas e meia, desde o início de 2017. Neste período, foram registradas 675.025 comunicações por acidentes de trabalho (CATs) e notificadas 2.351 mortes
O Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, destacou o papel das parcerias com outras pastas, com destaque para a área de direitos humanos. “É importante que todos estejamos de mãos dadas, e para isso gostaria de registrar a presença do Ministério dos Direitos Humanos, cujo nome por si só já demonstra a importância da pasta. Assegurar a humanidade em momento mundial onde tem se esquecido que cada trabalhador, empregador, sindicalista é um ser humano”, afirmou o Procurador-Geral.