Notícias
DPU pede olhar do MDH sobre questão migratória em Roraima
DPU convida MDH para apresentação de relatório sobre missão em Roraima (Foto: Luiz Alves/Ascom MDH)
O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, recebeu na manhã desta sexta-feira (23) o defensor Público-Geral da União, Carlos Eduardo Paz, e a defensora Regional de Direitos Humanos em São Paulo, Fabiana Severo. O mote do encontro foi a atuação da () no que tange à pauta migratória, incluindo o acompanhamento do Ministério dos Direitos Humanos (MDH).
No início de março, o MDH e a realizaram visita ao município de Pacaraima. “Foi um momento rico de troca de informações. Nesse momento, nosso foco é a questão de Roraima: tanto em Boa Vista como em Pacaraima a situação está se agravando. Autoridades do estado devem estar atentas, evitando conflitos entre brasileiros e venezuelanos”, explica Paz, pontuando a importância da mediação e do diálogo.
Em outubro de 2017, houve missão em Boa Vista. Dela, foi gerido um relatório de avaliação que será lançado na sede da Defensoria Geral da União, no dia 2 de abril, às 10h. Para tal apresentação, o ministro Gustavo Rocha foi convidado para estar presente.
Já no dia 9 de abril de 2018, será a vez de Pacaraima receber as ações da Defensoria. Tal missão faz parte do Projeto Roraima, realizado em parceria com o Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC), com o objetivo de fomentar políticas públicas e medidas de prevenção ao tráfico de pessoas; capacitar agentes públicos locais e sociedade civil nos temas relacionados à migração, refúgio e assistência às vítimas de tráfico de pessoas.