Notícias
Ministro participa de seminário internacional sobre execução penal
Seminário Internacional de Execução Penal no Conselho Nacional do Ministério Público (Foto: Luiz Alvez - Ascom MDH)
O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, participou nesta segunda-feira (18) da solenidade de abertura do Seminário Internacional de Execução Penal no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Também compuseram a mesa a procuradora-geral da República e presidente do CNMP, Raquel Dodge, o conselheiro e presidente da Comissão do Sistema Prisional, Dermeval Farias Gomes Filho, e o presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público do CNMP, Lauro Machado Nogueira.
“Nosso objetivo aqui é criar caminhos para fomentar o diálogo institucional para que possamos avançar, pois todos nós concordamos que a questão prisional no Brasil precisa mudar. Isto só é possível com o trabalho conjunto entre todas as instâncias de poder”, destacou o ministro Gustavo Rocha.
Entre os pontos a serem dialogados até esta terça-feira (19) estão a efetividade da resposta penal, a formação em segurança dinâmica dos profissionais envolvidos, o uso racional e adequado dos recursos públicos e o enfrentamento da criminalidade organizada dentro do sistema prisional.
“Esses problemas, no Brasil, são crônicos e marcam nossa condição diante do cenário internacional. Precisamos de uma condição que eleve o índice de desenvolvimento humano”, afirma a presidente do CNMP, Raquel Dodge.
O evento reúne especialistas nacionais e do exterior com a missão de debater as dificuldades relacionadas à implementação das garantias estabelecidas internacionalmente para o problema prisional.