Notícias
Ministério instala comitê para prevenir violência de gênero
O Ministério dos Direitos Humanos vai implantar um Comitê de Gênero na pasta, para prevenir situações de violência contra a mulher, dentro e fora do local de trabalho, e auxiliar as vítimas. Em homenagem à servidora que morreu nesta semana, vítima de feminicídio, o Ministério resolveu batizar a comissão de "Comitê de Gênero Janaína Romão". A portaria instalando o comitê será publicada nesta sexta (20).
A comissão vai discutir três pontos. O primeiro é criar um espaço na instituição para receber e encaminhar denúncias de violência contra a mulher, não só no ambiente de trabalho, como também fora dele. O segundo é fazer uma rede de acolhimento às vítimas, com apoio psicológico e outras medidas. O terceiro é planejar a sensibilização de todo o Ministério para as questões da violência de gênero.
O Comitê vai ser composto por representantes, titulares e suplentes, de todas as Secretarias, incluindo a Secretaria de Políticas para Mulheres, recentemente incorporada à pasta. A ideia é que o comitê conte, também, com o apoio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e a Corregedoria do Ministério.
"Vamos fazer uma mobilização para que o Ministério seja um espaço seguro para mulheres e que haja equidade de gênero, sem agressões, evitando o assédio e outras violências", esclarece o secretário-executivo da pasta, Engels Muniz.