Notícias
MDH integra comitiva do governo federal em Pacaraima/RR
Representantes do governo se reuniram para analisar situação migratória no estado de Roraima - Foto: Marcos Corrêa/PR
A assessora especial do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), Natália Vilar, compõe a comitiva do governo federal que está em Pacaraima, Roraima, desde a última segunda-feira (20). O objetivo do grupo é propor ações para solucionar os conflitos entre brasileiros e imigrantes venezuelanos na região.
Sobre a situação na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, ressaltou que o fechamento na localidade é algo inegociável. “É preciso garantir assistência emergencial e acolhimento humanitário aos migrantes”, afirmou.
O ministro participou de outras comitivas. Em março de 2018, ele esteve em Boa Vista e também em Pacaraima para verificar a situação dos imigrantes venezuelanos. Naquele momento, o ministro articulou a publicação de uma medida provisória que liberou R$ 190 milhões para ações de emergência no estado.
Reunião presidencial
Na última segunda-feira (20), o secretário executivo do MDH, Engels Muniz, participou de reunião com o presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto. Na ocasião, foram discutidas soluções para a situação dos venezuelanos no Brasil.