Notícias
MDH comemora lançamento do ano de valorização da pessoa idosa
2018: Ano de Valorização da Pessoa Idosa
O Salão Nobre da Câmara dos Deputados foi palco, nesta terça-feira (3), do lançamento do Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da . Parlamentares, autoridades e sociedade civil presenciaram o evento marcado pela mais recente conquista pertinente à Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da (SNDPI) do Ministério dos Direitos Humanos.
A iniciativa busca mobilizar o poder público e a sociedade no sentido de trazer à tona a realidade do envelhecimento para a população brasileira. Se antes a possuía ares de invisibilidade; agora, o objetivo é promover e efetivar garantias de direitos. Uma conquista recente é a Comissão Permanente dos Direitos das Pessoas Idosas.
A secretária da SNDPI, Maria Socorro Morais, ressaltou a responsabilidade e importância da comissão. “O Ministério dos Direitos Humanos não medirá esforços para fazer com que o ano de valorização da chegue a todos os estados e atinja os municípios, pois o que queremos é multiplicar esta onda”, destacou ao celebrar o que considera ser “um novo tempo” para a no Brasil.
Nessa perspectiva, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, salienta que as políticas públicas desenvolvidas pela SNDPI vão ao encontro deste marco histórico que aguarda sanção presidencial nos próximos dias.
O senador Paulo Paim, autor do Projeto de Lei que viabilizou esta realidade, frisou que a criação de uma lei não se limita à aprovação. “É preciso também ponderá-la e assumi-la para que seja efetivamente cumprida”, afirmou em tom de agradecimento a todos os presentes pela realização desta conquista.
A presença da servidora aposentada e centenária Julieta Feitosa (foto abaixo) comoveu os presentes. “Cem anos: nasci na primeira guerra mundial e hoje estou aqui com amor e tranquilidade com vocês. Trabalhei nesta Casa e digo: envelhecer não é ruim; pois, no meu tempo de menina, velho era tratado como traste. Hoje, temos de ser respeitados”, declara.