Rede de Apoio
Reunimos aqui, a Rede de Apoio oferecida pelo MMFDH e alguns outros Ministérios para que você possa encontrar a ajuda e o apoio que necessita, especialmente nesse período de pandemia por Covid-19. Também estamos prontos para auxilia-lo por meio do e-mail acolhaavida@mdh.gov.br.
Disque 100
Funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular). É um “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.
O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas: crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT, população em situação de rua, discriminação ética ou racial, tráfico de pessoas, trabalho escravo, terra e conflitos agrários, moradia e conflitos urbanos, violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais, violência policial (inclusive das forças de segurança pública no âmbito da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro), violência contra comunicadores e jornalistas, violência contra migrantes e refugiados.
SERVIÇO AOS IDOSOS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL:
Novo serviço do canal Disque 100 irá atender e confortar idosos em isolamento social durante a pandemia. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).
Basta discar para o número 100, passa pelo atendimento eletrônico e, após selecionar a opção desejada, é encaminhado ao atendimento humano. O atendente registra a denúncia e fornece o número do protocolo.
Você pode usar outros meios:
Aplicativo Proteja Brasil: Baixe o aplicativo Proteja Brasil, disponível para iOs e Android. Responda um formulário simples, registre a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.
Ouvidoria Online: Registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.
Após o registro da denúncia, esta será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.
Saiba mais sobre o Disque 100.
Ligue 180
É a Central de Atendimento à Mulher. um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Ligação gratuita e confidencial, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 (dezesseis) países: Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco e Boston), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela.
Você ainda pode usar outros meios:
- Mensagem eletrônica (e-mail): ligue180@www.gov.br
- Aplicativo: Proteja Brasil
- Ouvidoria Online
- App Direitos Humanos Brasil
Saiba mais sobre esse serviço em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/ligue-180
Ministério da Saúde
O Projeto TelePSI é uma iniciativa do Ministério da Saúde que, em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, oferece teleconsulta psicológica e psiquiátrica para manejo de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade em profissionais do SUS que enfrentam a Covid-19. Os trabalhadores que estiverem em sofrimento psíquico podem utilizar o canal 0800 644 6543 (opção 4).
A ação conta com o apoio de diversas instituições acadêmicas e da sociedade, provendo métodos embasados em evidências científicas, a partir de pesquisa sobre a eficácia de diferentes modalidades de psicoterapia para problemas emocionais durante a pandemia. Saiba mais sobre as ações do MS frente ao contexto de crise no endereço https://coronavirus.saude.gov.br e http://aps.saude.gov.br/ape/corona .
136 – Ouvidoria geral do SUS
https://coronavirus.saude.gov.br/telesus
https://sites.google.com/hcpa.edu.br/telepsi