Encontro regional promove debates sobre ética nas entidades e órgãos públicos federais
A cidade de Fortaleza recebeu, na última semana (21 e 22 de junho), a segunda etapa dos Encontros Regionais do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal (SGEP) do ano de 2022. O evento foi voltado a promover debates sobre os temas de interesse das comissões de ética vinculadas ao SGEP, notadamente nas regiões Norte e Nordeste do país, e aconteceu nas instalações do Banco do Nordeste (BNB). O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através de sua Comissão de Ética Pública Setorial (CEPS), foi representado pelo servidor público e membro titular, Heder Silva e Noronha.
No dia 21, a programação contou com painéis que abordaram as contribuições para a gestão da ética na administração pública e prevenção dos conflitos de interesses.
No dia 22, foram discutidas, no período da manhã, as fases do processo ético. À tarde, foram apresentadas boas práticas e experiências exitosas de comissões de ética setoriais e o painel sobre promoção da ética no Judiciário, no Executivo e no Ministério Público.
Estes encontros têm por finalidade e objetivo promover a cooperação técnica e a troca de conhecimento entre as comissões de ética de cada instituição, bem como avaliar a qualidade da gestão da ética nos órgãos e entidades públicas federais.
Além de debates e mesas com assuntos atuais sobre ética pública, a troca de experiências com colegas das diversas comissões presentes trouxe novos conhecimentos e compartilhamento de melhores práticas para a CEPS, de modo a enriquecer os trabalhos da Comissão.
Já está previsto para o mês de agosto, aqui em Brasília, o Encontro Regional do Centro-Oeste. Todos os interessados no tema e que possuem identificação com o assunto estão convidados a prestigiar, mesmo aqueles fora de sua região de origem.