Encontro do Sistema de Gestão da Ética reúne comissões de ética setoriais e aborda o tema "Canais de denúncias" no último dia do evento
O Encontro Regional do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal (SGEP) 2023 - Edição Sul/Sudeste, promovido pela Comissão de Ética Pública (CEP) nos dias 9 e 10 de novembro em Florianópolis, teve sua finalização em grande estilo.
Na manhã do segundo dia do Encontro foi destinada à realização de reunião técnica entre a Secretaria-Executiva da CEP e as comissões de ética dos órgãos e instituições federais, na qual foram passadas orientações sobre prevenção ao conflito de interesses, a fim de estimular ações educativas que podem ser praticadas pelas comissões em seus órgãos.
Na mesma ocasião, foram contemplados os vencedores do 9º Concurso de Boas Práticas em Gestão da Ética. As Comissões de Ética vencedoras tiveram a oportunidade de apresentar suas práticas ao público do evento.
No período da tarde foi realizado o painel "Canais de denúncias: debate entre ouvidoria e comissão de ética", com a participação dos painelistas Luiz Cristiano de Oliveira Andrade, Ouvidor-Geral de Petróleo Brasileiro S.A; Leandro Alberto Torres Ravache, Ouvidor do BNDES; e Clarice Knihs, Secretária-Executiva da CEP, com a mediação da Ouvidora-Geral Substituta da Presidência da República, Silvana Stadniki Morato Miranda, onde foram apresentados os principais instrumentos utilizados pelo BNDES, Petrobras e os órgãos da Administração Direta, Autarquias e Fundações (Fala.BR) para o recebimento e tratamento de denúncias.
Encerrando o encontro, a Secretária-Executiva da Comissão de Ética Pública, Clarice Knihs, agradeceu a participação de todos, convidando-os para os próximos eventos da CEP em 2024.
Para saber mais sobre os Seminários e Encontros da CEP, visite o site da Comissão de Ética Pública, clique aqui.