Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
SEMINÁRIO
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) participou, ao longo da semana passada, do Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e outras políticas para a agricultura familiar, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). Realizado em Brasília, o evento reuniu lideranças dos estados, das federações sociais, agricultoras e agricultores, gestores e especialistas para qualificar o debate sobre ATER.
A mesa de abertura, no dia 11, contou com a presença do Secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, Vanderley Ziger, que destacou a importância do encontro para o aprimoramento das políticas públicas do setor.
“Estamos avançando significativamente na política de financiamento e agora temos o desafio de fortalecer a assistência técnica e extensão rural. Esse seminário é um espaço essencial para que o governo assuma o compromisso de ouvir as demandas do setor e, juntos, possamos aprimorar as políticas públicas. O MDA está cada vez mais próximo das organizações em campo, fortalecendo o diálogo e construindo soluções para a agricultura familiar”, afirmou Vanderley Ziger.
O evento contou com sete painéis, abordando temas como o papel da ATER no Brasil em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), experiências bem-sucedidas de assistência técnica e a universalização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Além disso, foram promovidos grupos de discussão sobre o Plano Safra 2025-2026, com a sistematização de propostas apresentadas pelos participantes.
A diretora de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, ressaltou a necessidade de fortalecer as entidades que prestam assistência técnica e extensão rural, garantindo uma estruturação fortalecida dessas redes para ampliar o acesso às políticas públicas voltadas à agricultura familiar, ampliando a produção sustentável e o acesso a alimentos saudáveis. “O nosso objetivo é que a gente possa discutir a articulação entre a Assistência Técnica e a Extensão Rural e as demais políticas públicas para o Brasil. Entendemos que essa é uma estratégia fundamental para que possamos garantir a produção de alimentos saudáveis e levar mais comida para a mesa dos brasileiros", acrescentou Vânia.
ATER para o desenvolvimento
A Assistência Técnica e Extensão Rural desempenha papel fundamental no desenvolvimento do campo, levando conhecimento, facilitando o acesso às políticas públicas pelas agricultoras e agricultores e levando inovações. Além disso, possibilita a troca de saberes entre técnicos e agricultores, fortalecendo a produção sustentável de alimentos.
Marenilson Batista, diretor de ATER do MDA, avaliou que o seminário representou um espaço importante para que as instituições apresentassem avanços nas políticas públicas e dialogassem diretamente com a sociedade.
“A assistência técnica apresentou a importância da estratégia de produção de alimentos saudáveis, cuidar bem do meio ambiente, implementação de políticas públicas, inclusão produtiva e também essa relação que nós temos com a ANATER para prestar assistência técnica, investimento na rede ASBRAER e também a parte de formação de agentes de ATER, construção do conhecimento com a Embrapa, com as universidades e Institutos Federais, e o com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, onde estamos lançando um edital que fortalece a formação, mas ao mesmo tempo leva investimento capaz de gerar inovação”, concluiu.
Foto: Mariana Cardoso