Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
DIA DO EXTENSIONISTA RURAL
Foto: Divulgação - FreePick
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) comemora hoje (6/12) o Dia do Extensionista e da Extensionista Rural celebrando os profissionais que levam conhecimento, tecnologia e suporte técnico para agricultoras e agricultores familiares em todo o Brasil. São esses profissionais que atuam como elo entre a pesquisa, o suporte técnico, as políticas públicas e o produtor rural, garantindo a aplicação de práticas sustentáveis, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida nos estabelecimentos rurais.
“Celebrar o trabalho dos extensionistas rurais é reconhecer a importância desses profissionais para um meio rural próspero e sustentável. Reforçamos nosso compromisso com a assistência técnica e extensão rural investindo em ações, programas e iniciativas na área”, enfatiza Vanderley Ziger, secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA.
Neste ano, foram lançadas seis chamadas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com impacto estimado para 42.680 famílias. A parceria com a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) promoveu atendimento de 26 mil agricultores familiares e o edital “Da terra à mesa” direcionou assistência técnica para 30 projetos voltados ao fortalecimento e ampliação de sistemas de produção agroecológica da Agricultura Familiar e suas organizações. Além disso, foram 43 projetos com universidades, Institutos Federais (IFs) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a construção de conhecimento, metodologias e tecnologias sociais em todas as regiões do Brasil.
Marenilson Batista, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA destaca a importância de valorizar o trabalho do extensionista. “A data é uma homenagem a esse profissional que trabalha fortemente para que possamos ter um desenvolvimento rural sustentável. No ano de 2024, essa celebração se faz justa pelo momento de retomada que está tendo o MDA, buscando a produção de alimentos saudáveis, a adaptação às mudanças climáticas e a implementação de políticas públicas, seja de crédito, de fomento, da habitação rural, das compras governamentais”, ressaltou.
Como atuam os agentes de ATER?
Os extensionistas identificam as demandas de cada família e comunidade, com visitas técnicas e diálogos para compreender os contextos e demandas locais. A partir disso, atuam com planos de trabalho, considerando características sociais, territoriais e culturais, promovendo e implementando soluções integradas e fornecendo informações sobre temas relevantes para cada realidade analisada, desde manejo de pragas, gestão ambiental, gestão de propriedade, técnicas de cultivo, entre outras.
Dessa forma, oferecem suporte continuado, acompanhando os agricultores na implementação de tecnologias sociais e práticas sustentáveis, unindo a visão integrada social e tecnológica. O trabalho realizado não apenas fortalece e amplia o acesso às políticas públicas, mas auxilia na resolução de desafios, na adoção de práticas sustentáveis e agroecológicas e no acesso a mercados inclusivos e à produção de alimentos saudáveis.
História da extensão rural no Brasil
As atividades de extensão rural no Brasil tiveram início em 1875, com a criação de estações experimentais agrícolas para testar e divulgar novas técnicas produtivas. Em 1960, a extensão rural foi inserida como política pública no Governo Federal, com foco no aumento da produtividade agrícola e no fortalecimento do campo. A criação, em 1994, do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural no Ministério da Agricultura, do Abastecimento e Reforma Agrária, marcou essa trajetória, incorporando o departamento ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, em 1999. A criação, em 2004, da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) consolidou o papel do extensionista como agente de desenvolvimento sustentável, e que foi fortalecido, por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), criada em 2014.
Para celebrar esse profissional indispensável para a qualidade de vida no campo, o MDA promoveu, de 2 a 6 de dezembro, a Semana do Extensionista Rural do Brasil, com lançamentos de ações, balanços e um Ato Político em alusão à data.