Notícias
DA TERRA À MESA
Edital “Da Terra à Mesa” divulga projetos selecionados
Foi divulgado nesta segunda-feira (21/10) o resultado do edital "Da Terra à Mesa - Por um Brasil com mais alimentos agroecológicos", que apoiará projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com foco em soluções agroecológicas mais inclusivas e sustentáveis. Por meio da aquisição de equipamentos, insumos e contratação de serviços, o edital vai promover a estruturação produtiva dos agricultores familiares e a ampliação da produção familiar.
O secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (SAF/MDA), Vanderley Ziger, destaca a importância da seleção, que complementa e amplia os objetivos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER), da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e do Programa Mais Alimentos.
“O ‘Da terra à mesa’ reforça o compromisso do MDA na promoção da agricultura familiar e acesso a alimentos saudáveis para a população, com um modelo de produção sustentável e inclusivo. Através do edital, que integra o conjunto de ações do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), vamos apoiar iniciativas que impulsionam a economia local e a transição agroecológica, valorizando também o trabalho de Organizações da Sociedade Civil", explica Vanderley Ziger.
O edital conta com gestão compartilhada na SAF/MDA, por meio do Departamento de Financiamento, Proteção e Apoio à Inclusão Produtiva Familiar, do Departamento de Inovação para Produção Familiar e Transição Agroecológica e do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Marenilson Batista da Silva, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, lembra que o edital também é uma oportunidade de ampliar a formação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para multiplicar conhecimentos. “Queremos que esses projetos sistematizem todo o processo de inovação que acontece nos sistemas de produção no âmbito dos projetos selecionados. Com isso, teremos experiências sistematizadas e pessoas formadas. Assim, cada vez mais teremos poder de multiplicação para chegarmos à transição agroecológica com mais rapidez”, destaca o diretor.
A seleção contou com 73 projetos inscritos e a etapa de avaliação foi cuidadosamente pautada por critérios aplicados pela Comissão, formada por sete avaliadores. Eduardo Guatimosim, chefe de divisão de Transição Agroecológica da SAF/MDA e presidente da Comissão de Seleção, ressalta que todo o processo foi pautado pela ética e pela impessoalidade.
“O processo todo foi de bastante aprendizado. A etapa de avaliação revelou propostas sólidas, bem construídas e robustas – tanto do ponto de vista técnico quanto da qualidade dos resultados esperados. Temos certeza de que as propostas classificadas podem contribuir para a construção de conhecimento agroecológico e da futura estruturação produtiva, os quais promoverão resultados práticos capazes de ampliar a produção, oferta e consumo de alimentos saudáveis e agroecológicos”, completa.
Confira o resultado do Edital "Da Terra à Mesa - Por um Brasil com mais alimentos agroecológicos", bem como os recursos e pareceres: CLIQUE AQUI