Notícias
EXTENSÃO RURAL
Cursos de Especialização e Extensão Baraúnas dos Sertões
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF), participa, nesta sexta-feira (13), do lançamento dos cursos de Especialização e Extensão Baraúnas dos Sertões, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. A iniciativa, que marca a primeira vez de agricultoras como alunas na Instituição, vai acontecer a partir das 8h, no Anfiteatro CEGOE, e contará com transmissão virtual.
A aula inaugural vai abordar a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural para a convivência com o Semiárido e contará com a presença de professores, representantes do MDA e da EMATER-RN, além de outras autoridades. A programação completa também inclui uma mesa de abertura, apresentação dos cursos e debate.
O curso dialoga com o projeto Baraúnas, que envolve mais de 2.000 pessoas dos nove estados do Nordeste, reunindo uma organização de inclusão de agricultores, agricultoras e jovens na formação acadêmica a partir do curso. “A proposta é fortalecer todas as organizações sociais e reafirmar o compromisso da universidade com seu papel de formação para além dos cursos de graduação e pós-graduação”, complementa a professora doutora Socorro Lima, vice-reitora da UFRPE.
Marenilson Batista da Silva, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER/SAF/MDA), estará presente e destaca a importância dessa formação, que vai além da capacitação técnica, trazendo formação extensionista, agroecológica, feminista, atenta ao semiárido e à produção de alimentos saudáveis em diálogo com a construção de uma agricultura comprometida com a saúde e o meio ambiente. “Esse projeto faz parte da estratégia de formação e de construção do conhecimento do MDA, especialmente da SAF, e leva à discussão sobre a produção de alimentos saudáveis, implantação de políticas públicas, adaptações climáticas, sempre em diálogo com as redes de ATER e também com foco no desenvolvimento territorial. E para o ministério é fundamental ter mais pessoas, sejam extensionistas, sejam lideranças, agricultoras, agricultores, capacitados para, de fato, fazer com que as políticas públicas aconteçam nos mais diferentes locais”, explica Marenilson.
Você pode acompanhar a transmissão do evento por meio do Canal do YouTube do Núcleo JUREMA – UFRPE