Notícias
MOSTRA DAS MARGARIDAS
MDA apoia a 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas a ser iniciada sexta-feira (16)
Divulgação/Contag
A próxima edição da Marcha das Margaridas será em 2025 (porque a marcha é realizada a cada dois anos), mas a semana tem sido de homenagens, debates sobre os programas voltados para as mulheres do campo e preparativos para o evento do próximo ano, com reuniões interministeriais e a edição da 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas. A mostra será realizada na próxima sexta-feira (16/08) até domingo (18/08) e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O evento, que exporá o trabalho das agricultoras familiares do campo, das águas e florestas, tem a coordenação da Secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). É considerado uma extensão da ação da Marcha das Margaridas, uma vez que divulga a produção das mulheres rurais e, ao mesmo tempo, dá seguimento à luta política da marcha em busca de autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda para essas mulheres.
A meta da coordenação é reunir cerca de 300 expositoras agricultoras familiares, indígenas, quilombolas e demais representantes de povos e comunidades tradicionais, num espaço que está sendo montado para ser de comercialização, promoção e divulgação dos produtos, além da troca de saberes.
“Mulheres à frente”
Para o ministro do MDA, Paulo Teixeira, da mesma forma que as mulheres caminham à frente em vários setores no mundo inteiro, esse movimento também tem sido observado no campo. “As mulheres estão à frente de diversas lutas e o presidente Lula está empenhado em responder aos pleitos feitos por elas”, afirmou, ao citar programas diversos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar que, nos últimos meses, ampliaram os benefícios para as agricultoras.
Segundo a coordenadora geral de organização socioprodutiva de mulheres rurais, da Subsecretaria de Mulheres Rurais do MDA, Patrícia de Lucena Mourão, o ministério não apenas apoia a mostra, como a considera uma importante estratégia de promoção dos produtos que dialoga com os Programas de Organização Produtiva e Econômica e Quintais Produtivos para Mulheres — ambos coordenados pelo MDA.
Organização produtiva
“Esse evento expressa a potencialidade da organização produtiva das mulheres e ilustra como as políticas públicas do Governo Federal podem contribuir para avançar ainda mais em direção à autonomia delas e à redução das desigualdades no campo”, afirmou.
Fazem parte da programação que antecede a mostra, audiências e painéis temáticos que estão sendo realizados até quinta-feira (15/08) sobre temas como questões ambientais, a autonomia econômica das mulheres na perspectiva agroecológica, inclusão produtiva, trabalho e renda, fomento produtivo e quintais produtivos.
Os painéis também abordam a questão da transição energética, bem como participação social e segurança alimentar e nutricional das agricultoras familiares.
SERVIÇO
3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas
Data: 16 a 18 de agosto de 2024
Horários de funcionamento: Sexta e sábado, das 10h às 21h / Domingo, das 10h às 18h
Local: Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), Brasília (DF)
Entrada gratuita