Notícias
PLANTAS MEDICINAIS
MDA conhece Óleo Essencial de Alfavaca Cravo apresentado pela ArticulaFito
Foto: Albino Oliveira
O Óleo Essencial de Alfavaca Cravo, produto da agricultura familiar que sintetiza os resultados do projeto ArticulaFito - Cadeias de Valor em Plantas Medicinais, foi apresentado oficialmente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) durante o Seminário Nacional de Desenvolvimento Territorial, realizado de 24 a 26 de abril na Fiocruz Brasília, no Distrito Federal. Fruto de iniciativa conjunta do MDA com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o ArticulaFito promoveu o maior diagnóstico da base produtiva nacional de plantas medicinais já realizado no país. Dentre as 33 cadeias de valor mapeadas pelo projeto está a Cadeia de Valor dos Óleos Essenciais e Hidrolatos Ubuntu, situada no Paraná, que têm agricultores familiares do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) em sua base produtiva.
"O mapeamento da Cadeia de Valor dos Óleos Essenciais e Hidrolatos Ubuntu apontou como principal gargalo ao acesso a mercados a necessidade da produção ganhar escala. Para superar esse desafio, o ArticulaFito investiu na aquisição de uma desidratadora e de uma destiladora de óleos essenciais, que aumentaram a capacidade produtiva dos agricultores familiares organizados em torno da Chácara Pacha Mama", contou Tarcila Portugal, coordenadora-geral de Acesso e Conservação dos Biomas, Sociobiodiversidade e Bens Comuns do MDA, durante o painel "A retomada da política de desenvolvimento territorial rural".
Com o aumento da produção, o ArticulaFito impulsionou a constituição de um arranjo produtivo envolvendo a Associação Ubuntu e a Chácara Pacha Mama Agroecologia, na base produtiva; a Fiocruz, por meio de Farmanguinhos, responsável pelas análises físico-químicas para o controle de qualidade do produto; e a empresa Cativa Natureza, primeira rede de lojas do Brasil a comercializar cosméticos com insumos orgânicos rastreados e que zela pelo comércio justo, também mapeada pelo projeto no Paraná. "O resultado desse arranjo produtivo inovador é um produto de altíssima qualidade, oriundo da agricultura familiar, que além de benefícios fitocosméticos carrega as sementes da sustentabilidade e do comércio justo em sua formulação", ressaltou Tarcila.
Mediado por José Renato Ferreira Araújo, do MST, o painel também contou com a participação de Luciana Pedroso, da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do MDA; Ana Pupe, do projeto Dom Hélder Câmara III; e Shirley Abreu, do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Todos os painéis foram gravados e estão disponíveis em www.youtube.com/@SeminarioNacDesenvTerritorial.