Notícias
BRASIL NO G20
G20 conhece agricultura familiar na ponta
Visitas a campo demonstram na prática como as políticas públicas funcionam no Brasil e como a produção de alimentos saudáveis pode ajudar a combater a fome e a insegurança alimentar no mundo
Após a sessão que encerrou a 2a Reunião do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, coordenada pelo MDA, na Sede do G20, em Brasília, nos dias 29 e 30 de abril, 50 delegações de 29 países foram convidadas a visitar o Assentamento da Chapadinha, o Armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Coopindaiá, cooperativa de lacticínios. A visita proporcionou uma visão mais próxima das políticas e práticas relacionadas à agricultura familiar no Brasil.
O ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), esteve no Assentamento da Chapadinha e destacou a importância da agricultura familiar para a construção de um mundo justo e sustentável. Em entrevista, ele ressaltou que o grande desafio é enfrentar a fome global e que o G20 está comprometido com a aliança global contra a fome e a miséria.
"Nós estamos aqui em um assentamento para mostrar o conjunto de políticas públicas que vão desde o acesso à terra e crédito até as compras públicas, cooperativas, energia solar fotovoltaica e irrigação. Essas políticas visam fortalecer a produção de alimentos, principalmente alimentos orgânicos, para combater a fome e a miséria no mundo", afirmou o ministro Teixeira.
O ministro ressaltou o exemplo de mulheres liderando suas comunidades e acessando programas públicos como um exemplo concreto de combate à fome e superação da pobreza no campo. Ele falou ainda sobre a produção de alimentos saudáveis e como esse modelo pode ser replicado em todo o mundo.
No Assentamento Chapadinha, 46 famílias produzem uma variedade de frutas, leguminosas e hortaliças orgânicas, em uma área de 435 hectares. A produtividade gera um rendimento de até R$ 3 milhões por ano. A comercialização é feita pelos mercados de compras públicas do Governo Federal e no comércio local. É a prova de como a inclusão produtiva gera oportunidades no campo e alimentos saudáveis na cidade.
A visita guiada ao Assentamento da Chapadinha, ao Armazém da Conab e à Coopindaiá permitiu que as delegações conhecessem de perto as operações e iniciativas que visam garantir o abastecimento alimentar e promover o desenvolvimento sustentável por meio da agricultura familiar.
O evento demonstra o compromisso do Brasil em promover a agricultura familiar como parte integrante da agenda global para combater a fome e garantir a segurança alimentar.