Notícias
A VOZ DA JUVENTUDE
MDA ouve propostas para formulação do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural
Foto: Wallace Martins/MDA
Lideranças jovens do campo, das águas e das florestas de todo o Brasil se reuniram em Brasília para debater propostas e ações a serem incluídas no Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, que está em fase de elaboração. A oficina, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Secretaria Nacional de Juventude, durou três dias e contou com a participação de representantes de vários ministérios. Os jovens reivindicaram por mais iniciativas do Governo Federal voltadas para a educação, assistência técnica e extensão rural, conectividade e outras ações que possam garantir qualidade de vida à juventude que quer permanecer no campo.
As sugestões apresentadas serão avaliadas e objeto de estudo no âmbito do governo para novo debate na terceira conferência, a ser realizada em breve.
Segundo a secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, que participou do encerramento do evento, realizado na Universidade de Brasília (UnB), várias ações importantes para os jovens já estão sendo recriadas ou em andamento.
Uma delas é a Coordenação-Geral da Juventude Rural do MDA, liderada pela jovem Duda Vasconcelos, além de estruturação de ações dentro do Plano Safra da Agricultura Familiar para esses jovens.
“Queremos construir uma política de Estado de segunda geração voltada para a juventude no campo”, afirmou Machiaveli, destacando a força e a importância desses jovens para a agricultura familiar no País. Um grupo será formado por representantes presentes na oficina para acompanhar os próximos andamentos do trabalho.
De acordo com a coordenadora-geral de Juventude Rural da pasta, Duda Vasconcelos, o MDA vai dar continuidade “as reuniões com os ministérios para a elaboração do plano”. Segundo ela, ficou acertado entre os jovens das organizações presentes no evento que eles vão indicar representantes para integrar a comissão técnica. Ou seja, vão trabalhar conjuntamente na formulação dos objetivos e das prioridades do plano.
Fortalecimento democrático
A secretária-adjunta da Secretária Nacional de Juventude, Jessy Dayane Silva Santos, ressaltou a importância de as lideranças jovens atuarem conversando com parlamentares que atuem no campo e com organizações sociais sobre o que foi tratado, para que todos os setores ajudem na consolidação do Plano Nacional da Juventude e Sucessão Rural.
“A participação de vocês representa o fortalecimento democrático do governo”, disse ela.
Anseios e dificuldades
“Queremos um plano que contemple os anseios e dificuldades da juventude do campo, das águas e das florestas, que precisa ser vista como um ponto central, para evitar o êxodo rural, para estimular a produção a segurança alimentar do país”, afirmou Kleitinho Mendes, assessor da Pastoral da Juventude Rural, da Paraíba.
“A importância desse espaço é imensa para nós, com a retomada da participação social nesse debate. Precisamos de recursos para que as políticas públicas a serem consolidadas no plano sejam bem implementadas”, frisou, no mesmo tom, Samuel Oliveira, do Movimento dos Atingidos por Barragens, do Ceará.
Representante indígena, Tainara Cruz, outra a falar, do Amazonas, pediu que o plano em desenvolvimento contemple os pleitos feitos nos últimos dias e a serem propostos ainda mais, pela juventude. “A gente estuda tanto para no final, ir trabalhar na cidade, onde tem trabalho. Quando o que queremos mesmo é que sejamos estimulados a ficar no nosso território”.
Tainara pediu, ainda, mais reconhecimento para as organizações rurais e a inclusão da juventude em programas que levem em conta “demandas, propostas, soluções e questionamentos” a serem feitos pelos jovens ao longo desse debate.
Felipe Junior, da Bahia, pediu por mais ações na área de Educação, para que as escolas localizadas em áreas rurais tenham melhores condições. Outros jovens participantes do encontro também pleitearam mais inclusão, como acesso à internet, saúde pública de qualidade e estradas melhores, entre outros itens.