Notícias
COOPERAÇÃO SUL-SUL
MDA recebe delegação do Governo da República do Congo
Foto: Paulo Lázaro/MDA
Com o objetivo de trocar experiências e firmar parcerias para o fortalecimento da agricultura familiar, a ministra em exercício do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, recebeu, nesta terça-feira (11), em Brasília, a chefe da delegação do Governo da República do Congo no Brasil, ministra de Assuntos Sociais, da Solidariedade e da Ação Humanitária, Senhora Irene Kimbatsa.
Machiaveli abriu a reunião destacando a marca dos 100 dias do governo federal, com a retomada das políticas públicas para agricultura familiar, segurança alimentar e reforma agrária. “Políticas essenciais para o Brasil combater a fome e recuperar a trajetória de desenvolvimento sustentável, que nunca deveria ter sido interrompida”, afirmou.
A ministra do governo brasileiro também destacou que a cooperação internacional, em especial a Sul-Sul, é prioridade para o presidente Lula. “É o começo de uma parceria que visa o desenvolvimento articulado dos nossos países. Os desafios de superar a fome e produzir alimentos saudáveis são de todas e todos nós”, disse.
A ministra do Congo agradeceu a recepção e destacou a importância da agricultura familiar para garantir a segurança alimentar. A delegação congolesa tirou dúvidas sobre ações e programas do MDA com relação à agricultura familiar, governança fundiária, reforma agrária, abastecimento, cooperativismo, bioeconomia, crédito rural, soberania alimentar, e especialmente, sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O diretor do Centro de Excelência contra a Fome, no Brasil, do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Daniel Balaban, destacou a importância de ações de cooperação no âmbito da agricultura familiar para a segurança alimentar dos países.
Pelo MDA, também participaram a secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia, Patrícia Vasconcelos, o secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, Milton José Fornazieri, que fizeram uma breve apresentação de ações do MDA, e o coordenador-geral de Planejamento e Gestão da PNATER, Arthur Rimoldi.
A embaixadora Luiza Lopes, diretora-adjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), representantes da Conab, do FNDE/MEC e do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (CdE/PMA) estiveram presentes no encontro.
Foto: Paulo Lázaro/MDA
Intercâmbio
A delegação do Governo da República do Congo ao Brasil está em missão no Brasil até o dia 14 de abril. A iniciativa é coordenada pela ABC, em parceria com o FNDE e o Centro de Excelência contra a Fome, no Brasil, do Programa Mundial de Alimentos (PMA).
A delegação é composta por representantes do governo do país africano nos níveis nacional e regional, incluindo representantes dos ministérios da Educação, de Assuntos Sociais, da Agricultura, da Saúde, da Economia, das Mulheres e Parlamento Nacional.
Os principais interesses de aprendizagens da delegação congolesa na visita se concentram nos quadros institucionais e legais e nos mecanismos de gestão da alimentação escolar no Brasil, ligações com agricultura familiar, o papel da sociedade civil e arranjos multissetoriais no sucesso dos programas de segurança alimentar e nutricional.
Ascom MDA com informações do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil