Notícias
mulheres quilombolas
Autonomia produtiva de mulheres quilombolas
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), vai liberar R$ 1,46 milhão a 292 mulheres do território quilombola Kalunga, localizado nos municípios goianos de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Os recursos serão garantidos por meio da modalidade Fomento Mulher, do Crédito Instalação.
Cada beneficiária receberá R$ 5 mil a fim de investir em projetos produtivos sob sua responsabilidade. Um evento na sede da Associação Quilombo Kalunga, no dia 16 de março, marcou a assinatura dos contratos.
Representantes do MDA e do Incra realizaram a entrega dos cartões bancários emitidos pelo Banco do Brasil, em nome das mulheres, para o saque do dinheiro já disponível nas contas.
O território quilombola Kalunga tem 260 mil hectares e está localizado em três municípios goianos: Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre. Com comunidades compostas por, aproximadamente, 4 mil pessoas, as principais atividades são a exploração econômica do turismo e a produção agrícola para subsistência e venda.
Crédito
Assessoria Especial de Comunicação Social – ASCOM
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)
ascom.mda@agro.gov.br | Tel. +55 61 3276-4690